Temperatura em Patos, no Sertão, pode atingir 11ºC ainda neste mês - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Temperatura em Patos, no Sertão, pode atingir 11ºC ainda neste mês

Apesar das chuvas que caíram desde o início do mês na Paraíba, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não registrou diminuição na temperatura da maioria das regiões do Estado. De acordo com o Instituto, a média em João Pessoa se mantém em 29,8ºC, uma redução de apenas 0,4ºC, em relação ao mês de março, considerado um dos meses mais quentes do ano. Ainda de acordo com o Inmet, na capital, a temperatura tem se mantido 0,6ºC acima da média histórica para o mês de maio.

De acordo com o Inmet, a única área onde se observou resfriamento significativo foi no Sertão do Estado. Em Patos, onde a temperatura tende a uma queda mais significativa, a previsão é de chegar até a 11ºC ainda este mês. Até o momento, a região já está dois graus mais fria que o observado no verão. Em São Gonçalo, Sertão, a temperatura máxima tem registrado uma média de 30,9ºC , 1,2ºC, abaixo dos 32,1ºC observados em março.

O Inmet revelou ainda que em Campina Grande e Monteiro a queda na temperatura não tem gerado mudança significativa até o momento. O coordenador do Instituto Ednaldo Correia, entretanto, afirmou que a tendência é que, ao longo do mês, os termômetros cheguem a indicar 17ºC em Monteiro, 18,6ºC em Areia e 19,5ºC em Campina.

Já no Litoral, onde os índices pluviométricos registraram chuvas acima da média no mês de abril e onde já choveu mais da metade do esperado para o mês de maio, as temperaturas se mantêm de acordo com a média histórica para o período.

Segundo o técnico do Instituto, Ednaldo Correia, a discrepância acontece, porque a chuva e a temperatura não têm relação direta entre si. “Só para se ter uma ideia, João Pessoa está com praticamente a mesma temperatura do mês de março, que foi o único mês deste ano que não teve chuvas”, disse.

Segundo as previsões do Inmet, as temperaturas só devem diminuir significativamente no Estado, a partir da segunda semana de junho.


Débora Ferraz
Do Jornal da Paraíba



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.