FOTOS: Agricultura familiar é discutida em três municípios no Vale do Piancó. Catingueira, Emas e Olho D’ Água. - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

FOTOS: Agricultura familiar é discutida em três municípios no Vale do Piancó. Catingueira, Emas e Olho D’ Água.

Os agricultores familiares dos municípios de Emas, Olho D’água e Catingueira, no Vale do Piancó, participaram neste sábado (23) e domingo (24) de um Seminário Regional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar. O evento que foi promovido pela Prefeitura Municipal de Emas foi realizado no auditório da escola municipal Vicente Nunes Tavares.

A programação do evento teve como tema “Unir para crescer” e tratou da elaboração de um projeto de abrangência regional para as áreas de piscicultura, apicultura, oleicultura e avicultura, culturas que despontam como grandes alternativas nos três municípios.

Estiveram presentes, Fernanda Marinho Loureiro (Prefeita de Emas), José Edivan Félix (Prefeito de Catingueira), Joana Sabino (primeira dama do município de Olho D’ Água), representante o prefeito Chico Carvalho, vereadores, secretários municipais (dos três municípios), representantes de sindicatos e agricultores rurais, autoridades políticas, representantes da EMATER e várias pessoas dos três municípios.

Como palestrantes, estiveram presentes Lucas Hipólito Xavier (Engº Agrônomo do MDA-PB), Nara Giane de Medeiros (Veterinária/ Profª da UFCG), Rubens Tadeu de Nóbrega (Engº Agrônomo) e José Aderaldo Trajano (Engº Agrônomo) e do secretário de Alexandre Eduardo de Araújo (secretário Executivo da Agricultura Familiar da Paraíba).

No sábado (23)

No sábado foi elaborado um projeto de intervenção para cada área especifica.

Na área da apicultura envolveram 60 apicultores, 20 de cada município, para produção de 850 kg de mel por ano na região;

Na área da avicultura, foi elaborado um projeto para produção de frangos de corte, frangos caipira e galinhas poedeiras capazes de abastecer os mercados de Catingueira, Emas e Olho D’ Água. Este projeto prevê a participação de cerca de 150 agricultores nos três municípios;

Na área da piscicultura foi sentida a necessidade imediata do repovoamento dos açudes públicos e privados da região e a necessidade de treinamentos envolvendo pescadores filiados a colônia de Emas, Coremas e Patos para a implantação de piscicultura nos açudes cachoeira dos cegos, buiú e possivelmente no rio sereno município de Emas.

Na área da olericultura foi incluído pelo secretário Alexandre Eduardo a inclusão de Catingueira, Emas e Olho D’ Água dentro do programa cinturão verde da Paraíba, considerando a área prioritária para produção de olericultura destinado ao abastecimento dos mercados de João Pessoa, Campina Grande e Patos.



No domingo (24)

No domingo o secretário Executivo da Agricultura Familiar da Paraíba, Alexandre Eduardo de Araújo, recebeu todas as propostas e projetos e viu de perto a necessidade dos agricultores.

Segundo o secretário, o estado tem interesse de em todos os projetos que foram apresentados durante o seminário. “Vocês tem nosso apoio” disse Alexandre.

O próximo seminário será realizado na cidade de Catingueira dentro de sessenta dias.

A prefeita Fernanda Loureiro disse que saiu bastante satisfeita do seminário e confiante devido as declarações do secretário do estado. No fim do evento, a prefeita ainda fez a entrega dos certificados de presença. Ouça a fala da gestora de Emas.






CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO:



Fonte: CatingueiraOnline.com



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.