segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Casos de dengue foram 80% menores em janeiro de 2012 do que 2011

O número de casos suspeitos de dengue notificados durante o mês de janeiro de 2012, em relação ao mesmo período de 2011, foi 80% menor. Os dados são do 4º boletim epidemiológico de dengue, divulgado nesta segunda-feira (6), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Enquanto em 2010 foram registrados 670 casos, em 2012 foram 134; desse total, 13,4% já foram descartados. Até o dia 31 de janeiro não houve notificação de casos de dengue com complicações, febre hemorrágica ou óbito por dengue.

Durante os dias 1º, 8, 14, 21,22 e 29 de janeiro não houve notificação de casos suspeitos. No dia 5 de janeiro teve, durante o mês, o maior número de notificações: 12. Até agora, 25 cidades apresentaram notificações: João Pessoa, Cabedelo, São José do Sabugi, Bayeux, Esperança, Coremas, Conde, Jacaraú, São Bento, Aroeiras, Campina Grande, Itabaiana, Patos, Riacho dos Cavalos, Santa Teresinha, Caiçara, Guarabira, Jericó, Juripiranga, Mamanguape, Pilõezinhos, Rio Tinto, Santa Luzia, Santo André e Taperoá.

A visita ao município de Cabedelo, que estava marcada para a última sexta-feira (3), não aconteceu devido à videoconferência do Programa Nacional de Combate à Dengue do Ministério da Saúde, realizada no mesmo dia. A visita dos funcionários da Gerência de Vigilância em Saúde (Gevs) acontecerá nesta quarta (8), e ocorrerá também no município do Conde.

Capacitação : A SES também fará o treinamento de médicos e enfermeiros para o novo manejo clínico da dengue, com a participação de ministrantes do Ministério da Saúde (MS). A qualificação acontece durante os dias 27 e 28 deste mês, no Hotel Ouro Branco e no auditório do Conselho Regional de Medicina. Aproximadamente 800 profissionais e enfermeiros de todo o Estado participarão da qualificação. Serão 200 profissionais por turno.

No dia 13, os profissionais da Gevs farão trabalho de divulgação no bloco carnavalesco Muriçoquinhas do Miramar. Os profissionais já participaram do bloco no ano passado e, neste ano, a organização da festa fez questão de ter novamente a participação da SES na conscientização da população no combate à dengue.





Fonte: Secom-PB



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...