Governo inicia distribuição de sementes pelo Sertão pela cidade de Emas. - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Governo inicia distribuição de sementes pelo Sertão pela cidade de Emas.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) lança, neste sábado (11), no município de Emas, o Programa Estadual de Bancos de Sementes Comunitárias - Safra 2011/2012, com a entrega de sementes selecionadas para agricultores familiares. Inicialmente, serão beneficiados agricultores dos municípios que compõem a região do Sertão, atendendo a mais de 25 mil famílias. Serão 275 toneladas de sementes para essa região.

Durante a solenidade, acontecerá também a inauguração da feira agroecológica da agricultura familiar, envolvendo os municípios de Catingueira, Emas e Olho d´Água. A feira é mais uma ação da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar, em parceria com os municípios, e vai acontecer semanalmente para a comercialização de produtos agrícolas sem agrotóxicos. Todos os produtos vêm das propriedades de 20 agricultores familiares que são assistidos pela Emater.

Este ano, a novidade no Programa Estadual de Sementes Comunitárias é a distribuição de 1.600 caixas de batatinhas sementes e de sementes de algodão. Segundo o secretário Executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, desde o ano passado o Estado vem recuperando, nas regiões do Brejo e Agreste, o plantio de batatinhas. Já o algodão será distribuído no Sertão.

Também dentro do Programa Estadual de Sementes, serão distribuídas 25 toneladas de sementes de sorgo, tipo "ponta negra”; e dez toneladas de milho BRS 1501, o "milheto”, destinadas ao fortalecimento do Programa Estadual de Alimentação Animal. Segundo Alexandre, essa é uma ação fundamental em benefício do pequeno produtor, que terá mais condições de alimentar seus animais e, consequentemente, produzirão mais leite e mais carne.

O programa de distribuição de sementes do Governo do Estado é gratuito e tem como meta aumentar a renda e inclusão produtiva para o agricultor familiar. Também tem o objetivo de fortalecer e apoiar a produção local de sementes.

Serão beneficiados agricultores que integram o Programa de Sementes para a Agricultura Familiar, que estão inscritos no programa Garantia-Safra. Em contrapartida, os produtores terão que repassar ao Governo a mesma quantidade de grãos que receberam para assegurar os estoques nos bancos de sementes comunitários. Além da Sedap, a Emater, a Emepa e os Conselhos Municipais de Agricultura estarão envolvidos no processo de entrega.

Cronograma de distribuição – De acordo com o secretário da Sedap, Marenilson Batista, após o Sertão, as sementes começarão a ser distribuídas no restante do Estado, conforme o início do período chuvoso de cada região.

A Sedap está aguardando da Empresa Santana Agroindustrial a entrega correta do restante das sementes, conforme foi licitado, para iniciar a distribuição no restante dos municípios paraibanos. A empresa já foi notificada pelo Governo do Estado.

Fonte: SECOM



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.