Carros importados e lancha são apreendidos na Operação "Pão e Circo". Veja o gráfico da operação! - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Carros importados e lancha são apreendidos na Operação "Pão e Circo". Veja o gráfico da operação!

Dos 28 presos pela 'Operação Pão e Circo', 14 estão no setor de recolhimento do Presídio do Róger, no bairro de Tambiá, em João Pessoa. Em regime de prisão temporária, que dura cinco dias no máximo, os acusados não tem direito a visitas, de acordo com o coronel PM Arnaldo Sobrinho, gerente executivo da Administração Penintenciária do Estado.

As outras pessoas detidas continuam presas, em regime temporário, no 5º Batalhão de Polícia Militar, situado na Capital. Aqueles que foram detidos por meio de mandado de condução coercitiva foram liberados após os depoimentos.

Na pátio da Superintendência da Polícia Federal da Paraíba, na BR 230, em João Pessoa, estão recolhidos parte dos bens móveis
sequestrados. Entre os mais valiosos, um barco e carros importados. O Portal Correio publica com exclusividade imagens de alguns desses bens.

Na próxima segunda-feira acaba o prazo da prisão temporária e todos os acusados devem ser liberados, após a expedição de soltura pela Justiça. O procurador geral de Justiça do Esatdo, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, afirmou que não vai pedir prorrogação do prazo. “Essas pessoas não têm a menor condição de representar a população e pelas provas que foram acrescentadas ao processo, acreditamos que será possível afastá-los das prefeituras”. O procurador lembrou que se fossem somadas as penas pelos crimes cometidos o resultado seria mais de 50 anos de prisão.

Na próxima segunda-feira (02), o Ministério Público da Paraíba vai protocolar um medida cautelar no Tribunal de Justiça pedindo o afastamento dos prefeitos de Solânea, Dr. Chiquinho; de Alhandra, Renato Mendes; e de Sapé, João da Utilar. Os três foram detidos na operação.

Oswaldo Trigueiro também não descartou que mais pessoas possam ser investigadas por envolvimento no desvio de dinheiro público por meio de irregularidades nas contratações de bandas e serviços para eventos festivos. “Nesse caso, é possível entrar com medidas judiciais se preciso for”, completou.

Última oitiva e prisões

De acordo com o promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Octávio Paulo Neto, apenas uma oitiva está sendo realizada nesta sexta-feira (29) com o empresário Carlos Abílio Ferreira da Silva, que foi detido em Alagoas.

O promotor Romualdo Tadeu de Araújo, juntamente com equipe da Polícia Federal (PF), está ouvindo o empresário, que foi trazido para a capital paraibana. As oitivas com os demais detidos foram todas realizadas ainda na quinta-feira (28) – os trabalhos se estenderam até a meia-noite. “Agora vamos nos debruçar na análise de tudo o que foi apreendido no momento da deflagração da operação”, reforçou Octávio Paulo Neto.

Pão e Circo

A Operação “Pão e Circo” foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco/MPPB) e Polícia Federal, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU).

Leia mais: Operação Pão e Circo: PF e MP acusam prefeitos de desviar R$ 65 milhões em contratação de shows

O Tribunal Regional Federal da 5a Região já determinou a suspensão do repasse de recursos federais do Ministério do Turismo para as 13 prefeituras paraibanas, onde foi constatado o esquema de desvio do dinheiro público.

As prefeituras envolvidas são: Mamanguape, Sapé, Solânea, Santa Rita, Itapororoca, Conde, Jacaraú, Mulungu, Boa Ventura, Capim, Cuité de Mamanguape, Cabedelo, Alhandra. As irregularidades também foram constatadas na Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a Capital. As investigações apontaram direcionamento nos processos de licitação para contratar empresa responsável pelo show pirotécnico do último Réveillon, em João Pessoa, por exemplo.

Segundo a CGU, estima-se que tenham sido desviados, desde 2008, cerca de R$ 65 milhões dos cofres públicos (entre verbas municipais, estaduais e federais).

Foram cumpridos 28 mandados de prisão, 65 mandados de busca e apreensão e sete mandados de condução coercitiva expedidos pelo
Tribunal de Justiça da Paraíba e pelo Tribunal Regional Federal da 5a Região, em 18 municípios paraibanos e no Estado de Alagoas.





Fonte: Hermes de Luna



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.