Estado pede mais 500 carros pipas ao Ministério da Integração para abastecer municípios afetados pela seca - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Estado pede mais 500 carros pipas ao Ministério da Integração para abastecer municípios afetados pela seca

O governador pediu ao Ministério da Integração a renovação imediata de todos os contratos para a manutenção do número atual de carros pipas

O governador Ricardo Coutinho revelou que já pediu ao Ministério da Integração a ampliação do abastecimento de água potável por carros pipas para os municípios paraibanos. Segundo ele, foi solicitado o repasse de recursos para o envio de mais 500 carros pipas.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, atualmente, 110 municípios estão sendo atendidos por 269 carros pipas. Cada veículo tem um custo mensal para os cofres públicos de R$ 5 mil. “Dependendo da necessidade do município, três carros atendem a população. Em alguns casos, apenas um presta serviço a comunidade”.

Morais revelou que o pagamento dos carros é graças a um convênio firmado entre os governos Federal e Estadual no valor de R$ 10 milhões. “Com a verba, a gente paga os carros pipas e ainda consegue fazer a distribuição de ração animal”.

Conforme Ricardo Coutinho, mais de 90% dos municípios da Paraíba, por conta da estiagem, "estão em situação profundamente crítica". Ele disse que 90% do território paraibano também estão com déficit pluviométrico.

Segundo ele, com a seca a Paraíba corre um sério risco de perder a principal base de sua economia, que é o rebanho dos caprinos e ovinos. Ele disse que os prejuízos seriam pior, se o estado não tivesse adotado algumas ações em abril deste ano, como a distribuição de ração.

O governador pediu ao Ministério da Integração a renovação imediata de todos os contratos para a manutenção do número atual de carros pipas.

Fonte: Por Hermes de Luna




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.