Governo lança quarta etapa do ciclo do Orçamento Democrático - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Governo lança quarta etapa do ciclo do Orçamento Democrático

O Governador Ricardo Coutinho lança, nesta terça-feira (27), a 4ª etapa do Ciclo do Orçamento Democrático Estadual (ODE) 2012: a formação dos conselheiros do ODE. O evento vai acontecer, às 15h, no Palácio da Redenção. Na ocasião, acontecerá a assinatura do Termo de Adesão à Rede Nacional de Orçamentos Participativos.

De acordo com a subsecretária executiva do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, a formação irá acontecer nas 14 regiões Geoadministrativas do Estado. “Em Campina Grande, pela sua amplitude, são 39 municípios. Lá, a formação será dividida em duas turmas”, explicou.

Durante o lançamento da 4ª etapa estarão presentes conselheiros de todas as regiões, além dos gerentes e de toda equipe técnica. “Com a formação queremos estimular uma cidadania mais ativa, dando ao cidadão mais força para a luta dos interesses coletivos. Essa formação não é para formar apenas conselheiros, mas sim a pessoa, tornar o cidadão mais participativo”, comentou Ana Paula.

Ela disse ainda que o objetivo do evento é fazer com que os conselheiros, que são protagonistas das ações do ODE, possam ter informações, conhecimento e aprofundamento político e metodológico para estimular o fortalecimento da sua atuação.

Toda a formação terá carga horária de 24 horas, divididas em três módulos, sendo o primeiro deles ministrado ainda este ano e os outros dois em 2013, até o mês de março, quando estão previstas as plenárias do ODE. Para fevereiro, está prevista a formação da equipe técnica, em evento com duração de três dias. A instituição formadora que fará a capacitação é o Centro de Ação Cultural de Campina Grande (Centrac).

O Centro é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1987, com sede no município de Campina Grande, Paraíba. Desenvolve ações de formação/capacitação de sujeitos individuais e coletivos para intervenção qualificada nos espaços de formulação, execução, monitoramento e controle de políticas públicas, com vistas à efetivação de sua missão, sempre buscando o exercício pleno da cidadania, a justiça social e a consolidação da democracia.


Fonte: Secom-PB



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.