Ministra diz que mesmo com a seca não existe fome - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Ministra diz que mesmo com a seca não existe fome

Em visita à Paraíba, ministra Tereza Campello minimizou o sofrimento do povo com a seca.

Em visita ontem à Paraíba, a ministra Tereza Campello, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), procurou minimizar o sofrimento da população nordestina com a seca. Ela disse que apesar desta ser uma das maiores secas dos últimos tempos, o povo não está passando tanta fome, graças às ações empreendidas pelo governo federal.

As declarações da ministra foram feitas após a inauguração do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência na cidade em João Pessoa. Após a solenidade, ela falou com a imprensa sobre o problema da seca. “Os vários depoimentos que nós temos dos governadores da região dão conta que esta seca, mesmo sendo uma das piores dos últimos 50 anos, tem sido vivida pela população de forma diferente”, disse a ministra, destacando um conjunto de ações que está sendo executado pelo governo federal.

Dentre as ações, ela destacou o Bolsa Família, o Seguro Safra e o Bolsa Estiagem, além da construção de 500 mil cisternas e a distribuição de milho diferenciado. “Ao contrário das outras secas, o povo não está passando fome. As pessoas estão passando necessidade, estão sofrendo muito, mas a gente não vive a fome como viveu em outras situações”, afirmou a ministra Tereza Campello.

Na tarde de ontem, ela inaugurou, ao lado do prefeito Luciano Agra, o primeiro Centro-Dia de Referência da Pessoa com Deficiência no país. A capital paraibana foi a primeira a concluir o processo de implantação, que teve como um dos principais critérios de seleção o maior percentual de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

A obra é realizada em parceria com o governo federal, governo do Estado e prefeitura da capital. O MDS já investiu R$ 4,5 milhões para a implantação de 19 Centros-dia em todo o Brasil. A ação faz parte do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite.

A secretária de Desenvolvimento Humano do Estado, Aparecida Ramos, esteve presente na solenidade, representando o governo do Estado.

A ministra Tereza Campello elogiou a parceria dos três governos – federal, estadual e municipal. “Estão de parabéns todos, a presidente Dilma, o governador Ricardo Coutinho e o prefeito Luciano Agra”, afirmou. O equipamento será um local onde as pessoas com deficiência poderão passar o dia, enquanto seus cuidadores trabalham. Além disso, eles vão desenvolver habilidades que sejam úteis para uma vivência menos dependente.

Fonte: Lenilson Guedes



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.