Prioridades educacionais são escolhidas na 2ª Conferência Municipal de Educação de Pedra Branca. [FOTOS] - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Prioridades educacionais são escolhidas na 2ª Conferência Municipal de Educação de Pedra Branca. [FOTOS]

Na ultima terça-feira (28/05) o Município de Pedra Branca realizou sua 2ª Conferência rumo ao CONAE 2014. Aproveitando o momento para tentar melhorar os caminhos traçados para a educação de nosso município fazendo da conferência um fórum de debates proveitoso aliando interesses, permitindo avançar no processo em busca dos objetivos que irão promover na educação. O evento iniciou – se às 08h00min e encerrou - se às 13h00min. A secretária de educação e coordenadora da Conferência, Marileide Juvito de Souza Chagas, fez a abertura oficial.

“Esse momento é a grande oportunidade da sociedade pois ele pode discutir a educação e o ensino, apresentando emendas ao documento referência elaboradas pelo Fórum Nacional de Educação. O tema central da 2ª Conae é “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. A concepção do tema é reforçar, cada vez mais, a importância da Educação como motora do desenvolvimento local e nacional, pois é por meio dela que conhecimentos são apropriados, pesquisas são realizadas e se formam os quadros técnicos e políticos" disse a secretária

Estiveram presentes no evento, professores, diretores de escolas, representantes de igrejas, do poder judiciário, do conselho tutelar, e chefe de gabinete da prefeitura, Antônio Bastos, e a conferencista Sueleide de Castro Fernandes, a qual deu continuidade aos trabalhos.


A plenária final votou as deliberações dos sete eixos temáticos discutido em grupos. A Conferência este ano debateu o “Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”.

Na oportunidade foram apresentados sete eixos e de maneira geral, as propostas dos grupos foram no sentido de reforçar a responsabilidade da União nas ações educacionais, especialmente no financiamento da Educação; de ampliar e fortalecer a gestão democrática nas instituições públicas de ensino; a defesa de que o financiamento público da Educação seja somente para a educação pública; a defesa de uma Educação com justiça social e inclusão; a garantia de padrões mínimos de qualidade; a parceria da Educação com as áreas de Saúde e Assistência Social; o fortalecimento de mecanismos de controle social na Educação; a valorização dos planos de carreira aos trabalhadores da Educação, entre outras propostas.

No final foram escolhidos os delegados para a conferência intermunicipal que acontecerá na cidade de Itaporanga. houve ainda a entrega de certificados aos presentes, concluindo com um almoço.





CLICK AQUI E VEJA MAIS FOTOS



Fonte: Da assessoria



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.