Prefeito inaugura a nova sede do NASF em Piancó - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Prefeito inaugura a nova sede do NASF em Piancó

A sede do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, (Piancó) está funcionando em um novo espaço; mais amplo, mais comodidade e com salas climatizadas. A inauguração se deu no dia de ontem (24) pelo prefeito Sales Lima, o vice-prefeito Edvaldo Caldas, presenças dos deputados Lindolfo Pires e Efraim Morais, vereadores e secretários do município.

A sede do NASF em Piancó, é dirigida pela enfermeira Geysa Simone e está localizada na Rua Francisco Passos da Silva, próxima ao Centro hospitalar de Piancó.

O Que é o NASF?

O NASF é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por IMG_8347determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família. Deve estar comprometido, também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da Saúde da Família e entre sua própria equipe (NASF), incluindo na atuação ações intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação da saúde e cura, além de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.

O NASF deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem no apoio e em parceria com os profissionais das equipes de Saúde da Família, com foco nas práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade da equipe de Saúde da Família.

Objetivo do NASF

A proposta de criação de núcleos multiprofissionais para dar apoio às equipes mínimas da estratégia de saúde da família, principal ação de atenção básica do Ministério da Saúde, há muito vinha sendo discutida. O desenvolvimento dos estudos em atenção básica e o fomento de novas políticas públicas, como a criação da Política das Práticas Integrativas e Complementares (Portaria GM 971/2006) acabou por proporcionar a criação dos tão aguardados Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Fonte: Piancoinfoco


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.