Maternidade de Patos realiza inédita no sertão paraibano - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Maternidade de Patos realiza inédita no sertão paraibano

Miomectomia foi realizada na 17ª semana de gestação e paciente teve filho cinco meses depois na unidade
Os leiomiomas uterinos caracterizam-se por doença benigna e são evidenciados em 2 a 3% de todas as gestações normais. Destes, cerca de 10% podem apresentar complicações durante a gravidez. No caso da paciente Priscila Silva Oliveira, de 29 anos, moradora do bairro de Jatobá, em Patos, a miomectomia realizada pela equipe médica da Maternidade Dr. Peregrino Filho, fez toda a diferença para que ela continuasse sua primeira gestação tranquila e sem dor e sua filha, nascesse saudável e pudesse ir para casa três dias depois do parto.

Priscila iniciou o acompanhamento de sua gestação, no dia 28 de janeiro de 2014, no ambulatório de Pré-natal de Alto Risco da Maternidade Dr. Peregrino Filho. Ela foi encaminhada para a maternidade pela Unidade Básica de Saúde (UBS) com ultrassonografia obstétrica de segundo trimestre que evidenciou um nódulo que media 15,3 x 11,7cm. A paciente foi admitida na enfermaria de alto risco, com dores abdominais que melhoravam com o uso de analgésicos.

Porém, na 17ª semana de gestação, a paciente evoluiu com quadro de urgência com muita dor abdominal. "Como a palpação abdominal era dolorosa, após os exames clínicos, requisitamos um exame de ultrassom obstétrico que evidenciou um nódulo, com indicativo para procedimento cirúrgico", explica o diretor da Maternidade, Dr. Paulo Athayde, que integrou a equipe médica que realizou a cirurgia, inédita na unidade, que é referência de atendimento à saúde da mulher para mais de 100 municípios do sertão paraibano.

A paciente então foi internada, medicada e submetida ao procedimento cirúrgico. A cirurgia foi realizada com sucesso com a identificação de vários leiomiomas, com um de maior volume pesando, aproximadamente, 2 Kg. "A miomectomia foi feita com auxílio de bisturi elétrico e durante o procedimento verificamos que as lesões não comprometiam o endométrio. Fizemos, então, a retirada dos leiomiomas e a cirurgia transcorreu sem problemas", eslarece Dr. Paulo. Não houve complicações pós-operatórias e a gestante recebeu alta no 5º dia após a cirurgia.

A partir daí, o pré-natal da paciente se deu sem anormalidades, com o parto cesáreo feito no último dia 16, na 39ª semana. O recém-nascido do sexo feminino, pesou 3.500g. "Neste caso, a miomectomia mostrou-se eficaz para a complicação obstétrica e a operação foi um sucesso", destaca o médico que integrou a equipe que operou Priscila, junto com Dra. Iak Sodara Batista Gomes, Dra. Vandezita Dantas de M. Mazzaro e a Dra. Vandilma de O. Cavalcanti.

Para Priscila, a experiência de ter tido a oportunidade de se tratar e ao mesmo tempo preservar a integridade de seu primeiro filho, vai marcar para sempre a sua vida. "Sabia dos riscos que eu corria, inclusive, de perder o bebê e nunca mais poder engravidar, mas fui muito bem assistida na maternidade, tive também acompanhamento psicológico e só tenho a agradecer aos profissionais que me atenderam, especialmente, a equipe médica que fez a cirurgia e depois o meu parto", destaca ela.





Fonte Assessoria



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.