Pedra Branca realiza o 1º Fórum Comunitário "Selo Unicef Município Aprovado" - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Pedra Branca realiza o 1º Fórum Comunitário "Selo Unicef Município Aprovado"

A Prefeitura Municipal de Pedra Branca aderiu ao “Selo Unicef Município Aprovado”. A partir de agora, o município inicia uma série de atividades, dentre elas, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado na última sexta-feira, 18, no prédio da Escola Municipal Pref.ª Laura de Sousa Oliveira, iniciando as 08 horas com o credenciamento dos participantes convidados, estiveram presentes representantes da Comunidade Civil, Poder Executivo, Conselho Tutelar, Professores, Sindicatos, Grupos de Crianças e adolescentes Comissão Intersetorial, e representantes das secretarias em geral, Educação, Saúde, Agricultura entre outros participantes. O evento teve o objetivo de elaborar um diagnóstico dos serviços de atendimento à criança e ao adolescente da cidade e foi articulado pelas Secretarias Municipais de Educação, articuladora Marileide Juvito de S. Chagas, Trabalho e Ação Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), bem como demais entidades envolvidas.

A articuladora Marileide Juvito deu as boas vindas ao público, e fez uma pequena explanação do que iria acontecer durante o Fórum, mostrando o principal ponto de partida, o desenvolvimento do Selo no Município, os objetivos e o público alvo, como; gênero, raça e etnia, idade, renda, condição pessoal e territorial.

O prefeito Allan Feliphe fez o uso da palavra dando suas saudações a todos. Após a sua fala o grupo de crianças do CRAS fizeram uma apresentação.

Maria Aparecida fez um diagnóstico sobre a situação do Município com base nos dados do Inep do ano de 2012.
Já a mediadora Denize fez uma pequena explanação relacionada ao Selo Unicef Município aprovado, apresentou os 6 temas onde seriam discutidas as ações, por meio dos grupos. Foram credenciadas 60 pessoas ao todo e cada grupo era formado por 10 pessoas e foram divididos por meio de uma dinâmica: Grupo das Flores, Frutas, Cactos, Plantações, Animais e Serras.

Por fim, após um breve intervalo para o almoço, todos retornaram aos seus lugares. E cada grupo em plenária, propôs ações para compor o Plano Municipal de Ação. O evento demonstrou que o engajamento da comunidade é muito importante para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município. Para dar continuidade a Comissão Intersetorial já tem reunião marcada, com vistas a organizar o Plano Municipal de Ação, e enviar a documentação comprobatória ao UNICEF. "A conquista do SELO UNICEF é responsabilidade de todos. Contamos com você"

O município concorre à edição 2013/2016 do selo e deve comprovar significativo avanço nas políticas de atendimento às crianças e adolescentes, a partir do comprometimento dos gestores nas esferas federais, estaduais e municipais, empresas privadas e sociedade civil organizada. O Unicef reconhece o município como aprovado com o selo. O objetivo é reduzir casos cada vez mais comuns na população de zero a 17 anos, como a gravidez na adolescência, o envolvimento de jovens no mundo do crime e das drogas e a mortalidade infantil.

Selo UNICEF

Os Fóruns Selo Unicef - Município Aprovado são estratégias desenvolvidas para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de proteção à crianças e adolescentes, residentes em municípios que compreendem a Amazônia Legal.


CLICK AQUI E VEJA AS FOTOS DO EVENTO



Fonte: DA ASSESSORIA



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.