Secretária de Educação de Piancó faz balanço do primeiro semestre de 2014 - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Secretária de Educação de Piancó faz balanço do primeiro semestre de 2014

"A secretária de Municipal de Educação, professora, Sheila de Sá, fez um balanço da Educação do primeiro semestre de 2014. Ela faz um retrospecto das ações desta importante pasta para o desenvolvimento da nossa cidade são avanços na área pedagógica, no esporte escolar, no apoio à gestão das escolas e no âmbito da infraestrutura.

“Defendo que a valorização da escola pública não pode ser mero discurso. Ela se constrói a cada dia com gestos, ações concretas, respeito e responsabilidades compartilhadas entre o governo, gestores, docentes e demais profissionais da educação, a família e a sociedade” afirma a Secretária Sheila de Sá.

“Com base nesse princípio é que orientamos toda a rede e tomamos como referência o aluno, a escola, o ensino, o acompanhamento da aprendizagem e um plano com dimensões e metas. Um segundo princípio, não menos importante, admite que não tornaremos nosso Município mais forte, com desenvolvimento socioeconômico e justiça social, sem transformar a educação. E não se transforma a educação sem um trabalho persistente e continuado, apoiado na atividade profissional do professor, com investimento na valorização pedagógica da escola pública, dos seus docentes e de toda equipe técnica.” Argumenta. “Para atingirmos metas tão audaciosas como as que estabelecemos para Piancó não será fácil mas com o apoio de nossa equipe técnica de alto nível e o apoio incondicional do Nosso Prefeito Sales Lima podemos alçar voos cada vez mais altos.”

Veja o balanço do primeiro semestre do ano levito de 2014 por área administrativa na Secretaria Municipal de Educação de Piancó.

DIMENSÃO PEDAGÓGICA: A Secretaria de Educação de Piancó preparou toda a Rede Municipal de Ensino para a volta as aulas 2014. Mobilizando e capacitando todos os servidores da educação municipal, vamos discutir valores, práticas, planejar melhor nossa atuação e refletir o papal de cada servidor no processo de aprendizagem dos nossos alunos em preparação para o ano de 2014, destaque para:

I Seminário de Gestores e Técnicos em Educação de Piancó.De 03 a 07 de fevereiro de 2014. Com o tema: Refletindo e traçando metas para uma educação pública de qualidade!

1º Capacitação para Merendeiros e Auxiliares de Serviço em Educação de Piancó. Em 10 de fevereiro de 2014. Com o tema: Todos podem contribuir para uma educação pública de qualidade!

Jornada Pedagógica – Professores da Rede Municipal de Ensino – início do ano letivo 2014 de 11 à 14 de fevereiro 2014.

Material de didático - A Prefeitura de Piancó, por meio da Secretaria de Educação distribuiu kits escolares para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Adquiridos pela prefeitura, com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Em cada kit contém: lápis de cor, massinha de modelar, cola, apontador, tesoura, borracha, lápis de escrever, e cadernos de capa dura.

Com muitos sacrifícios e economia a Secretaria de Educação, já licitou e adquiriu com recursos próprios o tão sonhado fardamento para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Assim, que forem retomadas as aulas no segundo semestre os alunos estarão todos uniformizados.

Merenda Escolar:

A Secretaria da Educação vem assegurando aos seus educandos o fornecimento de uma alimentação mais rica, sadia, nutritiva e de qualidade, colaborando, assim, para a sua formação social e cognitiva. Os cardápios são elaborados pelanutricionista Drª Ana Paula Amaro, contratada para cuida da alimentação dos nossos alunos. Os itens utilizados e prioritários são os produtos básicos como: arroz, feijão, soja, peixe, hortifrutigranjeiros, carnes, ovos, macarrão e outros, diferente do que acontecia anteriormente, quando a bolacha e os panificados eram a base da Merenda Escolar.


Transporte escolar:

Fruto de muito esforço e dedicação, finalmente o pau de arara foi banido do nosso município no transporte escolar, todos os nossos alunos desde a Creche a Educação de Jovens e Adultos são transportados em segurança tanto em ônibus como também em carros fechados como manda a legislação vigente.

Por determinação do Senhor Prefeito o transporte dos universitários para a cidade de Patos está sendo assegurado pela Secretaria de Educação de Piancó, diariamente 3 ônibus fazem o trajeto.

Dimensão Estrutural:

Em 14 de Janeiro aa Secretaria de Educação de Piancó ganhou nova sede, agora situada no imóvel onde funcionava o Hospital Dia. O local é amplo, central, e mais adequado a uma das maiores e importantes secretarias da administração municipal.

No mês de Fevereiro o destaque vai para a construção de 5 novas salas de aula, nas Escolas Maria de Lourdes Freitas Dantas, Ernestina de Araújo Silva e Pedro Rodrigues do Santos na Comunidade Várzea do Padre.

Outro grande benéfico foi a aquisição de mobiliário escolar no valor de R$ 124.525,86 com apoio do FNDE para a troca de todas as carteiras escolares do Município de Piancó .

Piancó foi contemplado com o Projeto arquitetônico tipo B — Para construir a escola, a prefeitura precisa dispor de terreno com dimensões mínimas de 40 por 70 metros para área construída de 1.323,58 metros quadrados, que ficar localizado vizinho a Escola Luciano Freire de Farias. O espaço tem capacidade para 240 crianças em dois turnos ou 120 em turno integral. O prédio, térreo, tem cinco blocos, distribuídos entre as funções administrativa, de serviços e multiuso e blocos pedagógicos, um pátio coberto e área externa para playground, torre de água e estacionamento.A complementação dos espaços para esses estudantes está no bloco multiuso que tem sala, sanitários para meninos e meninas, sanitários para adultos e para pessoas com deficiências, sala de informática e telefone. Além de definir os espaços físicos, o projeto arquitetônico descreve os materiais de construção, acabamento, forro, telhado, acessibilidade, rampas de acesso e piso tátil, entre outros itens.

Já se encontra em execução a obra de cobertura da QUADRA DA ESCOLA MUNICIPAL LUCIANO FREIRES DE FARIAS a obra é uma ação do FNDE em parceira com a Prefeitura Municipal de Piancó e está orçada em R$ 181.313,50. Falando da importância da obra, a secretária de Educação e Esportes, Sheila de Sá disse: "O espaço físico ele é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, e dos jovens, pois possibilita o desenvolvimento das potencialidades e das habilidades sejam elas: motoras, cognitivas ou afetivas.”


Controle Social:

Reativação dos 3 conselhos Municipais vitais ao andamento da Educação:

O Conselho da Alimentação Escolar, O CAE, Instituído por medida provisória, posteriormente ele passou a ser previsto pela lei nº 11.947/2009, que regulamenta a Alimentação Escolar. Sua criação está relacionada à descentralização dos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério de Educação (MEC), que passaram a ser feitos diretamente aos municípios e estados sem a necessidade da realização de convênios e acordos similares, visando dar maior agilidade ao processo. Composto de representantes da sociedade civil, de trabalhadores da Educação, de pais e de alunos, cabe ao órgão analisar uma série de ações, que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto. Também é tarefa do CAE emitir um parecer anual sobre o uso desses recursos pela rede de ensino - trabalho que exige precisão, já que é com base nesse relatório que será determinada a continuidade ou a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar. Hoje este Conselho é uma realidade em Piancó, funcionando como manda a lei, com autonomia.

O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb é um colegiado que tem como função principal acompanhar e controlar a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do Fundo, no âmbito das esferas municipal, estadual e federal. O conselho não é uma unidade administrativa do governo. Assim, sua ação deve ser independente e, ao mesmo tempo, harmônica com os órgãos da administração pública local. OutroConselho de fato funciona em nosso Município.

Outro órgão que compõe o Sistema Municipal de Ensino é o Conselho Municipal de Educação, o conselho encontra-se na fase de indicação dos diversos setores que o compõe e no próximo mês estará em funcionamento.

Diretoria de Esportes:

A Secretaria de Educação realiza seu 1º. Peneirão de Futebol da cidade de Piancó, foi realizado dia 17 de janeiro de 2014 das 13 as 17 horas e Sábado dia 18 da 7:30 as 11:00 horas em Piancó o 1º Peneirão de Futebol Cidade de Piancó.Com a presença do ex-jogador do Santos Futebol Clube e ex-companheiro do Rei Pelé, Ferreira, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes e a Diretoria de Esportes de Piancó. Local: Estádio “O Fandingão, Piancó – PB.

Em 02 de fevereiro, 1º Jogo Beneficente das Estrelas - Cidade de Piancó. Com a participação dos Ex. Jogadores Ronaldo Angelim Ex-Flamengo e Nasa, Ex-Vasco.

Piancó tem excelente participação nos Jogos Escolares da Paraíba -2014O m.unicípio de Piancó tem uma excelente participação nos Jogos Escolares da Paraíba edição 2014 realizados em Itaporanga, com a maior delegação do Vale do Piancó, o resultado foi positivo. A Secretaria da Educação disponibilizou toda a logística necessária para a participação dos alunos dos Jogos Escolares, maior competição esportiva do VALE, como alimentação, alojamento, transporte, segurança e treinamento.

Participando dos Jogos com 5 escolas, 2 delas escolas do campo. Participaram dos Jogos representando a Rede Municipal as Escolas: Luciano Freire de Farias, Otília de Figueiredo Costa, Maria de Lourdes Paulino, Peixoto I e Luiz de Caldas Sobrinho.

Veja os destaques:

• Escola Maria de Lourdes Paulino foi campeão de Futebol de Campo na categoria A de 12 a 14 anos.

• Escola Luiz de Caldas Sobrinho, a aluna Esthephanie Jaqueline de Souza Costa dói campeã na prova de Salto em distância e em 250m livre. Representando a mesma escola a aluna Aparecida Izidro Lopes, foi vice-campeã nos 75m livre.

• A Escola Peixoto I também trouxe medalha de ouro, a aluna Wanessa Fernandes de Alencar, foi a grande campeã na prova dos 200m rasos.
"





Fonte: DA ASSESSORIA DA SECRETARIA



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.