Dezenove cidades paraibanas comemoram emancipação política nesta segunda-feira (22) - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Dezenove cidades paraibanas comemoram emancipação política nesta segunda-feira (22)

Um total de dezenove municípios, localizados nas mais variadas regiões do Estado da Paraíba, comemoram nesta segunda-feira (22), seus respectivos aniversários de emancipação política. Os aniversariantes do dia são: Aguiar, Belém do Brejo do Cruz, Fagundes, Igaracy, Junco do Seridó, Lagoa, Lucena, Nazarezinho, Nova Olinda, Olho D’Água, Passagem, Pitimbu, Salgadinho, Santa Terezinha, São José dos Cordeiros, São Miguel de Taipu, São Vicente de Seridó, Triunfo e Duas Estradas.
Outra curiosidade sobre os aniversariantes do dia é que todos eles, também estão completando 53 anos e foram elevadas à condição de município, por meio de leis estaduais que entraram em vigor no mesmo ano.

Conheça um pouco das potencialidades econômicas, culturais e sociais de cada um dos aniversariantes do dia, distribuídos abaixo em ordem alfabética:

01. Aguiar (Celebrando 53 anos)

Aguiar está localizado a 420 km de João Pessoa, na Microrregião de Piancó. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, sua população era estimada em 5.580 habitantes. Área territorial de 345 km². A sua independência administrativa ocorreu em 22 de dezembro de 1961.

02. Belém do Brejo do Cruz (53 anos)

Situado a 312 km no Extremo Norte no Estado da Paraíba. Pertence à mesorregião do Sertão Paraibano e à microrregião de Catolé do Rocha. De acordo com o IBGE, no ano de 2009 sua população era estimada em 7.256 habitantes. Área territorial de 603 km². No passado, o distrito então denominado Belém pertencia ao município de Brejo do Cruz, que foi elevado à categoria de município com a denominação de Belém do Brejo do Cruz, pela lei estadual nº 2674, de 22 de dezembro de 1961.

03. Fagundes (53 anos)

Pertencente à Região Metropolitana de Campina Grande, sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE em 11.368 habitantes, distribuídos em 162 km² de área. Destaca-se por seu ponto turístico a Pedra de Santo Antônio que recebe turistas de Partes do Brasil e até mesmo do mundo principalmente no mês de Junho. Foi elevada a categoria de cidade, através da Lei 2.661 de 22 de dezembro de 1961 e está a 120 km da Capital do Estado. O padroeiro da cidade é São João Batista e também se realiza festa para São Sebastião, por isso Fagundes também é chamada de a Cidade da Fé.

04. Igaracy (53 anos)

Localizado na Microrregião de Piancó. De acordo com o IBGE, no ano de 2009, sua população era estimada em 6.529 habitantes. Área territorial de 192 km². O nome vem do tupi “canoa grande”, referindo-se ao córrego Igaraci. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para ygara asu, igarassi e finalmente para igaraci. Está a distância de 454 km de João Pessoa.

05. Junco do Seridó (53 anos)

Conhecida como “A cidade das castanhas”, localizado na Microrregião do Seridó Ocidental Paraibano e integrante da Região Metropolitana de Patos. De acordo com o IBGE, no ano de 2010 sua população foi estimada em 6.643 habitantes. Área territorial de 160 km². A denominação "Junco" vem de uma planta aquática do mesmo nome e Seridó, por estar localizado nesta micro região assim denominada. A sede do município está localizado 205 km de João Pessoa e a 590m de altitude, onde se destaca a Serra da Brennamlogo na entrada da cidade onde as torres de transmissão de radio e TV estão localizados.

06. Lagoa (53 anos)

Instalado no interior do estado da Paraíba. Pertencente à Mesorregião do Sertão Paraibano e à Microrregião de Catolé do Rocha, localiza-se a oeste da capital do estado, distante desta cerca de 398 km. Em divisões territoriais datadas da primeira metade do século XX a cidade de Lagoa configurava-se como distrito de município de Pombal, cuja emancipação política se deu em 22 de dezembro de 1961. No dia 21 de Setembro é realizada pela Igreja Católica a Festa do Caju, festa essa que celebra a colheita do fruto do cajueiro, que já foi muito abundante na região, e essa veio a se tornar uma das mais importantes festas da cidade.

07. Lucena (53 anos)

Situado na Região Metropolitana de João Pessoa, a 40 km de João Pessoa. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 12.029 habitantes, distribuídos em 89 km² de área. No município fica um dos importantes patrimônios históricos do estado: a Igreja da Guia. A região foi elevada à categoria de município em 22 de dezembro de 1961, desmembrado-se de Santa Rita. Seu topônimo originou-se do nome de um antigo morador, cuja ocupação era transportar passageiros entre as duas margens do Rio Paraíba.

08. Nazarezinho (53 anos)

Localiza-se a uma altitude de 272 metros. De acordo com o IBGE, no ano de 2009 sua população era estimada em 7.248 habitantes. Área territorial de 229 km². Limita-se ao Norte com Marizópolis eSousa; ao Sul com Carrapateira,Aguiar e São José de Piranhas; a Oeste com Cajazeiras; a Noroeste com São João do Rio do Peixe; e ao Leste com São José da Lagoa Tapada. Está localizada a 460 km da Capital.

09. Nova Olinda (53 anos)

Pertencente a microrregião de Piancó. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população foi estimada em 6.070 habitantes. Área territorial de 84 km². Pedra Branca, Santana dos Garrotes, Princesa Isabel e Juru, são os municípios em que limita-se Nova Olinda que está a 433 km de João Pessoa.

10. Olho D’Água (53 anos)

“A Princesinha do Vale", como também é conhecida está localizada na microrregião de Piancó. De acordo com o Censo 2010 do IBGE , sua população é de 6.931 habitantes, com uma área territorial de 596 km². O município apresenta ainda um distrito, localizado a cerca de 30 km da sede, denominado Distrito do Socorro e conhecido popularmente como Barrocão. Sua festa mais tradicional é a Festa de São João Batista, santo padroeiro da cidade, que envolve toda a comunidade e alia a tradição religiosa, com cada noite do novenário sendo organizada por uma família da cidade, além de shows realizados em praça pública, fazendo o Maior São João do Vale do Piancó. Sua economia baseia-se principalmente no setor de serviços, responsável por 70% do seu produto interno bruto, PIB, de cerca de 25 milhões de reais registrado no ano de 2008.

11. Passagem (53 anos)

Localizado na Microrregião de Patos e também integrante da Região Metropolitana de Patos. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2009 sua população era estimada em 2.202 habitantes. Área territorial de 112 km². Limita-se ao Norte: Quixaba e São Mamede; Leste:Areia de Baraúnas; Sul: Taperoá e Cacimba, e, Oeste: Cacimba de Areia e Quixaba. Está a 297 km da Capital.

12. Pitimbu (53 anos)

Pertencente à Região Metropolitana de João Pessoa, sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 17.492 68 km habitantes, distribuídos em 136 km² de área. Por antes ser habitado por índios potiguaras e tabajaras o nome da região onde hoje está a cidade de Pitimbu vem da língua indígena, e significa “Olho D'Água do fumo”. Encontra-se localizado no Litoral Sul do estado da Paraíba, a uma distância linear de 68 km de João Pessoa e 85 km de Recife.Limita-se ao Norte com o município do Conde; ao Sul com o município de Goiana-PE; a Leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com os municípios de Caaporã e Alhandra. É banhado pelos rios Goiana, Abiaí, Popocas, Cupiçura, Graú, Mucatu, rio Maceió, rio da Rainha, entre outros pequenos rios. Praia mais urbanizada da orla pitimbuense, encontra-se no centro na cidade.

13. Salgadinho (53 anos)

Salgadinho é um município localizado na região do Seridó Ocidental Paraibano e integrante da Região Metropolitana de Patos. De acordo com o censo realizado pelo no ano de 2010, a sua população era de 3.518 habitantes divididos em uma área territorial de 180 km² com densidade de 19 habitantes por quilômetro quadrado. Fundado em 1961, o município é conhecido internacionalmente como sendo um dos poucos locais no mundo a se encontrar a raríssima e valiosa Turmalina Paraíba, perseguida desde a década de 1980 no distrito de São José da Batalha. Além de suas riquezas minerais e seu clima plácido outras atrações são destaque na cidade, tais como sua geografia e sítios históricos, suas construções e a sua culinária.Instalado oficialmente em 30 de dezembro de 1961, Salgadinho viria ter o seu primeiro prefeito.

14. Santa Terezinha (53 anos)

Situado na Microrregião de Patos, a 319 km da Capital, segundo o IBGE no ano de 2009 sua população era estimada em 4.778 habitantes. Área territorial de 358 km². Integra a Região Metropolitana de Patos. O nome foi sugestão do vigário local, Padre José Neves, e pelo fundador da municipalidade, Francisco Rufino de Lucena, pelo fato da primeira missa ocorrida na cidade ter acontecido no mês de outubro, durante o qual se comemora as festividades de Santa Teresinha. Limita-se com Catingueira a Oeste, ao Sul com Mãe D'Água, a Leste e a Norte com Patos.

15. São José dos Cordeiros (53 anos)

Localizado na Microrregião do Cariri Ocidental. De acordo com o IBGE no ano de 2009, sua população era estimada em 4.079 habitantes. Área territorial de 418 km². Livramento, Taperoá, Parari, Serra Branca, São João do Cariri, Sumé, Amparo (Paraíba) são seus municípios vizinhos. Está a 298 km de distância de João Pessoa.

16. São Miguel de Taipu (53 anos)

Pertencente à Microrregião de Sapé. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 6.696 habitantes. Área territorial de 93 km². Limita-se ao Norte com Sobrado e Cruz do Espírito Santo; ao Sul com Juripiranga; à Leste com Pedras de Fogo;e a Oeste com Pilar. Está a 41 km de João Pessoa.

17. São Vicente de Seridó (53 anos)

Está situado na região do Seridó Oriental Paraibano. De acordo com o IBGE no ano de 2013, sua população é de 10.701 habitantes. Possui área de 276,46 km²6 . Em 22 de dezembro de 1961, o distrito de Seridó foi desmembrado de Soledade, tornando-se cidade. 200 km é sua distância para a Capital.

18. Triunfo (53 anos)

"Terra do Menino Deus", assim é conhecida a cidade integrante da Microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE , no ano de 2013 sua população era estimada em 9.410 habitantes. Área territorial de 223 km². À Distância de 590 km da Capital, Trinfo limita-se ao Sul com Santa Helena; a Leste com Poço de José de Moura; ao Nordeste com Santarém; ao Norte com Bernardino Batista e a Oeste com Umari no Estado do Ceará.

19. Duas Estradas (53 anos)

Pertencente à Microrregião de Guarabira. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 3 640 habitantes. Área territorial de 26 km². A emancipação ocorreu com a Lei Estadual de Nº 2.558, de 22-12-1961. Araçagi, Curral de Cima, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz e Sertãozinho são seus municípios vizinho. 124 km é a sua distância da Capital.




Fonte Paraíba Total


Tecnologia do Blogger.