Vendendo lanches dentro do ônibus, pai de família de Boa Ventura consegue se formar no curso de Direito - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Vendendo lanches dentro do ônibus, pai de família de Boa Ventura consegue se formar no curso de Direito

Aos 40 anos de idade, o boaventurense Damião Alves Leite, se diz realizado por ter concretizado o sonho de se formar em um curso superior. Damião passou cinco anos tendo que se deslocar diariamente da cidade de Boa Ventura para assistir aula do Curso de Bacharelado em Direito, pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), distante cerca de 128 km de onde mora.

Incansável e sempre perseverante no que faz, Damião disse que vendia lanches aos próprios colegas. Indagado sobre qual a finalidade do dinheiro faturado com os lanches, ele respondeu que era para o sustento de sua família, que é formada pelos filhos, Natália, Joaquim e João Pedro, além de sua esposa Cleânia de Cássia. “Era a minha única fonte de renda e eu ainda comprava apostilas com o que sobrava, pois nunca tive dinheiro para adquirir um livro”, disse emocionado.

Vindo de família humilde, Damião confidenciou ter passado dias difíceis, porém nunca desistiu de estudar, e cursou Bacharelado em Direito totalmente grátis, por ter conseguido aprovação através do Programa Universidade para Todos do Governo Federal após ter feito as provas do Enem.

Motivou dos estudos
Damião disse que ficou 11 anos fora de Boa Ventura, onde buscou melhorias de vida em grandes centros, porém só quebrou a cara por não possuir formação, daí voltou para sua terra natal e começou a articular várias maneiras de ganhar dinheiro. “Já foi segurança dos correios, disputei uma vaga no legislativo municipal, porém fiquei na suplência, fui conselheiro tutelar, vigilante e atualmente tenho uma lanchonete que funciona durante a madrugada, então percebi que tudo que podemos construir nesta vida é realmente o conhecimento através de uma formação”, comentou.

Oportunidades
No ano de 2009, Damião que já estava cursando a faculdade, prestou concurso para a Polícia Civil do Estado da Paraíba, e achou que logo seria chamado e não foi, imaginando que seria aquela a sua oportunidade de sustentar de vez a família, então não parou de estudar, pois ainda não era a hora de se estabilizar.

“Foram várias noites acordado estudando e trabalhando, pensando no futuro dos meus filhos, porém durante as manhãs eu fazia os salgados junto da minha esposa, eles eram vendidos durante o percurso Boa Ventura/Patos, meus colegas gostavam e sabiam que estavam me ajudando. Além disso, não foi fácil, teve dias que eu tinha que correr atrás de carona para conseguir chegar na faculdade, pois não tinha transporte público e a opção era essa”, pontuou o bacharel.

Mais as portas foram se abrindo para o pai de família que nunca desistiu e no meio do ano 2014, já formado em Bacharelado em Direito, Damião recebeu a notícia que estava sendo convocado para o curso de formação da Polícia Civil, onde junto de mais 523 pessoas, foi formado no mês de dezembro e será a qualquer momento chamado para assumir o seu posto na 17ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Itaporanga.

“Graças a Deus tudo agora está dando certo, é chegada a hora que tudo se encaixa, tenho uma formação acadêmica e Policial Civil, mais nunca vou desistir de ir mais além”, enfatizou dizendo que prestará concurso no estado do Ceará para delegado da Polícia Civil. “Se eu tivesse desistido no meio do caminho, como muitos me perguntavam para que estudar, talvez eu fosse terminar a minha vida vendendo lanches, mais esta função já está com os dias contados para ser aposentada na minha casa, agora vou fazer jus aos meus esforços como estudante e buscar maiores ideais, que resultarão em um futuro melhor para minha família”. finalizou Damião.

A lição de Damião Alves, serve para todos aqueles que desistem dos estudos e por qualquer motivo, deixam de estudar para trabalhar, deixando passar todas as oportunidades da vida. A festa de formatura de Damião não teve luxo, porém não faltou o essencial: a felicidade e o amor da sua família e dos seus colegas (foto acima).






Fonte Do DiamanteOnline


Tecnologia do Blogger.