Governo propõe alternativas para os 100 municípios mais afetados pela seca - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Governo propõe alternativas para os 100 municípios mais afetados pela seca

A partir do segundo semestre deste ano, o Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, vai implantar iniciativas de convivência com a estiagem nos 100 municípios que apresentam as maiores condições de vulnerabilidade agroclimática, considerados mais castigados com a falta de água, com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), maior perda de safras e ainda os que apresentam maior índice de aridez.

A Redução da Vulnerabilidade Agroclimática faz parte de um dos componentes do Projeto Paraíba Rural Sustentável (PPRS), que está em fase de elaboração para assinatura de acordo de empréstimo com o Banco Mundial no início do segundo semestre deste ano com vistas à execução pelo Cooperar.

Para este componente, está previsto o aporte de recursos no valor de US$ 32,4 milhões que serão aplicados em mais de 500 subprojetos de água potável, abastecimento de água completo e simples, dessalinizadores, complexos sanitários que agreguem a reutilização da água, obras de melhorias de acesso rural, beneficiamento e armazenamento de forragens, entre outros.

Dentre os critérios de elegibilidade para a seleção dos projetos, os futuros beneficiários precisam se organizar em associações, não ter participado de outros projetos financiados pelo Cooperar ou noutros projetos como o Água para Todos e garantir a sustentabilidade ambiental e financeira do projeto.

Segundo dados divulgados pela Fundação Joaquim Nabuco, o Nordeste tem, aproximadamente, 47 milhões de habitantes, dos quais 17 milhões vivem na região semiárida. No período de seca, 10 milhões de habitantes passam sede e fome.







Fonte Secom-pb


Tecnologia do Blogger.