ANA proíbe uso de água para irrigação em trecho que vai de Coremas-PB ao RN - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

ANA proíbe uso de água para irrigação em trecho que vai de Coremas-PB ao RN

A Agência Nacional das Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira (30) que a partir desta quarta-feira (1º) está proibida a retirada de água do rio Piranhas-Açu para irrigação. O trecho restrito vai do açude Coremas, na cidade de Coremas, ao reservatório Armando Ribeiro, no município de Assú, no estado vizinho do Rio Grande do Norte.

A decisão foi anunciada durante uma reunião em João Pessoa com diretores da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).

De acordo com o diretor de Gestão da ANA, Paulo Varella, a proibição foi motivada pela estiagem que baixou os níveis de três açudes que são abastecidos pelo rio Piranhas-Açú. O reservatório de Coremas está com 17,9% de sua capacidade máxima e Mãe D’Água, 20,8%, enquanto que o Armando Ribeiro tem 28,2%. Os níveis dos reservatórios são monitorados diariamente pela Aesa.

A fiscalização para impedir a retirada da água para irrigação será feita pelos órgãos envolvidos, com apoio de policiais dos dois estados. De acordo com a superintendente de fiscalização da ANA, Flávia Barros, quem for flagrado retirando água dos reservatórios para irrigação, terá a bomba lacrada e perderá a outorga.

“Teremos inclusive apoio aéreo da Polícia Militar da Paraíba e também de um helicóptero que será disponibilizado pela ANA. Com este suporte faremos uma fiscalização efetiva, vigorosa e permanente com o objetivo de garantir o consumo humano e dos animais. Se soubermos aproveitar bem esta reserva que temos, não vai faltar água”, observou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.




Fonte G1


Tecnologia do Blogger.