ATUALIZADA: Olho d’Água e Piancó "guerreiam" por água. Manifestantes interditam BR-361. Veja as fotos! - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

ATUALIZADA: Olho d’Água e Piancó "guerreiam" por água. Manifestantes interditam BR-361. Veja as fotos!

As cidades de Olho d’Água e Piancó estão travando uma verdadeira batalha por água nos últimos dias. Neste momento, a população de Olho d’Água interdita a BR-361, que liga o município a Patos, em protesto contra a ação da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba), que, cumprindo decisão da Justiça. abriu as comportas do açude do Buiú para levar água para Piancó.

Na última terça-feira, durante reunião na Câmara de Vereadores de Olho D’Água, para discutir a abertura de uma comporta do açude do Buiú, localizado na zona rural do município, para a cidade de Piancó, que está sem água há alguns dias, terminou em confusão, quando o representante da AESA informou que estava tentando dialogar a situação da falta de água em Piancó, mas, se quisesse abriria a comporta a qualquer custo. Após a declaração, a população interrompeu a reunião aos gritos. Em seguida, os populares interditaram a via de acesso à cidade, com pneus queimados, o que está acontecendo novamente hoje.

O senhor Geovanildo Clementino, um dos líderes do protesto, explicou que a população não é contra o envio da água do açude do Buiú para Piancó, mas sim com a forma como a Aesa deseja solucionar o problema, apenas abrindo as comportas do açude Buiú para que a água chega a Piancó pelo leito do Rio Genipapo.

Os moradores de Olho d’Água entendem que a melhor opção seria fazer um sistema de engate e a água descer através de uma tubulação evitando a evaporação e a perda pela areia seca do Rio Genipapo.

“Não vamos permitir que solte nossa água desta forma. O povo de Olho d’Água não é contra nossos irmãos de Piancó. Mas, não vamos aceitar sermos cobaias, que façam teste com a nossa água, pois teremos um grande prejuízo e desperdício. Os próprios técnicos da Aesa dizem que se a distribuição for feita desta forma saíra das comportas do açude do Buiú cerca de 2 milhões de metros cúbicos e chegará em Piancó pouco mais de 500 mil litros. Isso é absurdo, não podemos aceitar”, sustentou.

Geovanildo disse que se for preciso os moradores de Olho d’Água passaram dias com a BR-361 interditada. Neste momento as duas faixas da rodoviam estão fechadas e o trânsito parado, com congestionamentos de mais de três quilômetros. Segundo Geovanildo, até a população de Piancó é contra a forma como a Aesa está querendo distribuir a água.



CLICK AQUI E VEJA MAIS FOTOS


Fonte MaisPB e valenewspb


Tecnologia do Blogger.