Prefeito de João Pessoa anuncia troca do PT pelo PSD - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Prefeito de João Pessoa anuncia troca do PT pelo PSD

Anúncio foi feito em entrevista no início da tarde desta quinta-feira (17).
Presidente do diretório municipal do PT, Lucélio Cartaxo, acompanha troca.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou no início da tarde desta quinta-feira (17) que está deixando o Partido dos Trabalhadores (PT) e se filiando ao Partido Social Democrático (PSD), presidido nacionalmente pelo ministro Gilberto Kassab e na Paraíba pelo deputado federal Rômulo Gouveia. O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva, a um ano das novas eleições para prefeito.

O presidente do diretório municipal do PT em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito da capital, também deixa o partido e informou que entregou o cargo de presidente da da Companhia Docas, que ocupava, ao governador Ricardo Coutinho (PSB).

Segundo Luciano Cartaxo, a motivação para a saída do partido é o cenário de crise nacional e os "escândalos políticos". “Temos a clareza de que não podemos ser penalizados pelos erros de terceiros, por questões que acontecem em âmbito nacional”, disse Luciano Cartaxo. "Esta é uma decisão, acima de tudo, pra quem tem coragem", disse o prefeito ao explicar sua saída do partido ao qual era filiado desde 1996, o que, segundo ele, "foi muito bem pensada". "Conseguimos fazer uma leitura clara do cenário para tomar uma decisão segura", acrescentou.

O presidente do comitê estadual do PT, Charlinton Machado, informou que recebeu uma ligação de Cartaxo por volta das 12h desta quinta-feira informando a saída. Segundo ele, a conversa ao telefone foi rápida e Cartaxo não teria dado detalhes sobre as motivações para a decisão. "Eu lamento a saída do prefeito do PT. Ninguém se elege sozinho. A candidatura foi um produto de um sonho partidário e ele está abrindo mão desse sonho. É lamentável", afirmou.

Com relação à declaração de Luciano Cartaxo de que a saída do PT foi motivada pelos "escândalos políticos", Machado afirmou que considerou a justificativa foi "equivocada". "Não somos corruptos, o PT não é um partido corrupto, temos que ter uma postura de lealdade com a nossa história", disse, acrescentando que a conjuntura política vai ser avaliada durante uma reunião do diretório estadual na manhã da sexta-feira (18).

Segundo a presidente do diretório municipal do PSD em João Pessoa, a vereadora Raíssa Lacerda, informou que o convite tinha sido feito ao prefeito há dois meses. “Acho que na época ninguém deu credibilidade, mas depois as articulações se fortaleceram com o diretório nacional”, disse.

Cartaxo foi eleito prefeito de João Pessoa pelo PT em 2012, quando obteve 68,13% dos votos válidos (246.581 votos), vencendo o candidato Cícero Lucena (PSDB) no segundo turno. Luciano Cartaxo Pires de Sá nasceu em Sousa, no Sertão da Paraíba, e tem 48 anos. Formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba, ele é casado e tem dois filhos. Antes de ser prefeito da capital, ele era deputado estadual, mas sua carreira política começou em 1996, quando foi eleito vereador em João Pessoa.

Na Câmara Municipal conseguiu a reeleição por mais três mandatos, nas eleições de 2000, 2004 e 2008. Em 2006 concorreu como candidato a vice-governador de José Maranhão (PMDB), mas a chapa acabou sendo derrotada pela do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB). No ano de 2009, Cássio e seu vice, José Lacerda Neto (PSD), tiveram os mandatos cassados e Maranhão e Cartaxo assumiram a administração estadual.

Em 2010, após um impasse entre PMDB e PT, Cartaxo deixou a chapa de Maranhão, que concorreu à reeleição, e se lançou como candidato a deputado estadual. Ele foi eleito com 24.296 votos.





Fonte


Tecnologia do Blogger.