Primavera chega diminuindo as chuvas e trazendo calor de até 36ºC na Paraíba - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Primavera chega diminuindo as chuvas e trazendo calor de até 36ºC na Paraíba

A primavera começou às 5h20 desta quarta-feira (23), em todo o hemisfério sul do planeta. Na Paraíba, a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) é de que os termômetros variem entre 18ºC e 36ºC durante a estação das flores. Até a chegada do verão, que este ano terá início no dia 22 de dezembro, deve haver um aumento gradual do calor.

A temperatura mais elevada desta estação, 36ºC, deve ser registrada no Alto Sertão. A mínima prevista para esta região é de 22ºC. Já a mais baixa, 18ºC, é esperada no Cariri, onde a máxima será 33ºC. No Sertão os termômetros devem variar entre 35ºC e 23ºC. Agreste, 29ºC e 21ºC. Brejo, 28ºC e 20ºC e no Litoral, 30ºC e 24ºC.

“Com a chegada da primavera a temperatura começa, gradativamente, a elevar-se, até chegar o verão, no mês de dezembro. Além disto, temos o início do período de estiagem na Paraíba, quando ocorrem os menores índices pluviométricos do estado. Esta época de pouca chuva se estende até início de dezembro, o que é normal. Faz parte do ciclo anual de chuvas”, informou a meteorologista Carmem Becker.

Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a Paraíba não sofre variações acentuadas de temperatura durante este período porque está localizada próximo da linha do Equador. Por outro lado, a primavera traz dias mais ensolarados.

“Por conta do movimento de translação da Terra, o sol incide em ângulos diferentes nas várias partes do planeta. No Brasil, uma das características deste fenômeno nesta época do ano é o aumento do dia solar. Temos mais sol durante o dia e uma noite um pouco mais curta”, explicou.

Em algumas regiões do país, a primavera também anuncia a proximidade do horário de verão, que vai acontecer entre os dias em 18 de outubro de 2015 e 21 de fevereiro de 2016. O objetivo é aproveitar a maior luminosidade e economizar energia elétrica. Mas, assim como no ano passado, os paraibanos não devem precisar adiantar os relógios em uma hora, apenas moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, além de Distrito Federal.




Fonte portalcorreio


Tecnologia do Blogger.