PT da Paraíba rompe com Luciano Cartaxo após anúncio de desfiliação - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

PT da Paraíba rompe com Luciano Cartaxo após anúncio de desfiliação

Decisão saiu de reunião do diretório estadual na manhã desta sexta-feira (18).
Prefeito de João Pessoa anunciou que vai para o PSD na quinta-feira (17).

O Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba rompeu com o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e entregou os cargos que ocupava na gestão municipal. A decisão foi confirmada no início da tarde desta sexta-feira (18), um dia após o prefeito anunciar a saída do partido, depois de 19 anos de filiação. Cartaxo está migrando para o Partido Social Democrático (PSD).

De acordo com o presidente do diretório estadual do PT na Paraíba, Charlinton Machado, a decisão de rompimento foi tomada durante uma reunião do partido na manhã desta sexta-feira. "A partir de agora construímos nosso próprio caminho partidário, o governo agora é do PSD, ele [Luciano Cartaxo] vai compor com quem ele achar melhor", disse logo após a reunião. Ele destacou que "todos que compõem as estruturas têm que entregar os cargos" e que "a decisão foi unânime de construir novas possibilidades para as eleições futuras".

O anúncio de que Luciano Cartaxo estava saindo do PT e se filiando ao PSD aconteceu na quinta-feira (17). O novo partido do prefeito é presidido nacionalmente pelo ministro Gilberto Kassab e na Paraíba pelo deputado federal Rômulo Gouveia. O anúncio foi feito durante uma entrevista coletiva, a um ano das novas eleições para prefeito.

Sete nomes do PT ocupam cargos na gestão municipal: Giucélia Figueiredo (Secretaria das Mulheres), Hildevânio Macedo (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Eder Dantas (Secretaria de Transparência), Geraldo Amorim (Secretaria de Segurança), Jackson Macedo (Orçamento Participativo), Lucius Fabiani (Emlur) e Milanez Neto (Coordenadoria do Patrimônio Cultural).

Outras mudanças

Alguns políticos de João Pessoa resolveram seguir a decisão do prefeito Luciano Cartaxo e sair do PT. Ainda na quinta-feira (17) foram confirmadas as saídas do irmão do prefeito e presidente do diretório municipal do PT em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, dos vereadores Benilton Lucena e Bira e do secretário municipal de Articulação Política, Adalberto Fulgêncio. Os vereadores e o secretário, no entanto, ainda não anuciaram se também vão se filiar ao Partido Social Democrático (PSD), como fizeram os irmãos Cartaxo.

Em relação ao mandato de Benilton Lucena, Charlinton diz que o diretório municipal do partido vai discutir como vai se comportar. Já o vereador Fuba informou também nesta sexta-feira que se mantém no PT, mas quer conversar com o prefeito Luciano Cartaxo. "Eu permaneço no partido e na base de sustentação do governo. Se ele [Cartaxo] não quiser minha presneça na base, é outra coisa", disse.

Além dos petistas, anunciaram a adesão os vereadores de João Pessoa Marmuthe Cavalcanti, que estava sem partido, Dr. Luis Flavio, do PSDB, e Professor Gabriel, do Solidariedade (SD).

Motivação
Segundo Luciano Cartaxo, a motivação para a saída do partido é o cenário de crise nacional e os "escândalos políticos". “Temos a clareza de que não podemos ser penalizados pelos erros de terceiros, por questões que acontecem em âmbito nacional”, disse Luciano Cartaxo. "Esta é uma decisão, acima de tudo, pra quem tem coragem", disse o prefeito ao explicar sua saída do partido ao qual era filiado desde 1996, o que, segundo ele, "foi muito bem pensada". "Conseguimos fazer uma leitura clara do cenário para tomar uma decisão segura", acrescentou.
O presidente do comitê estadual do PT, Charlinton Machado, informou que recebeu uma ligação de Cartaxo por volta das 12h desta quinta-feira informando a saída. Segundo ele, a conversa ao telefone foi rápida e Cartaxo não teria dado detalhes sobre as motivações para a decisão. "Eu lamento a saída do prefeito do PT. Ninguém se elege sozinho. A candidatura foi um produto de um sonho partidário e ele está abrindo mão desse sonho. É lamentável", afirmou.

Com relação à declaração de Luciano Cartaxo de que a saída do PT foi motivada pelos "escândalos políticos", Machado afirmou que considerou a justificativa foi "equivocada". "Não somos corruptos, o PT não é um partido corrupto, temos que ter uma postura de lealdade com a nossa história", disse, acrescentando que a conjuntura política vai ser avaliada durante uma reunião do diretório estadual na manhã da sexta-feira (18).

Segundo a presidente do diretório municipal do PSD em João Pessoa, a vereadora Raíssa Lacerda, informou que o convite tinha sido feito ao prefeito há dois meses. “Acho que na época ninguém deu credibilidade, mas depois as articulações se fortaleceram com o diretório nacional”, disse.
Trajetória de Luciano Cartaxo
Cartaxo foi eleito prefeito de João Pessoa pelo PT em 2012, quando obteve 68,13% dos votos válidos (246.581 votos), vencendo o candidato Cícero Lucena (PSDB) no segundo turno. Luciano Cartaxo Pires de Sá nasceu em Sousa, no Sertão da Paraíba, e tem 48 anos. Formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba, ele é casado e tem dois filhos. Antes de ser prefeito da capital, ele era deputado estadual, mas sua carreira política começou em 1996, quando foi eleito vereador em João Pessoa.

Na Câmara Municipal conseguiu a reeleição por mais três mandatos, nas eleições de 2000, 2004 e 2008. Em 2006 concorreu como candidato a vice-governador de José Maranhão (PMDB), mas a chapa acabou sendo derrotada pela do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB). No ano de 2009, Cássio e seu vice, José Lacerda Neto (PSD), tiveram os mandatos cassados e Maranhão e Cartaxo assumiram a administração estadual.
Em 2010, após um impasse entre PMDB e PT, Cartaxo deixou a chapa de Maranhão, que concorreu à reeleição, e se lançou como candidato a deputado estadual. Ele foi eleito com 24.296 votos.

Fonte g1 paraiba


Tecnologia do Blogger.