'Superobeso' da cidade de Patos, internado no Recife, consegue 145 kg e consegue ficar em pé - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

'Superobeso' da cidade de Patos, internado no Recife, consegue 145 kg e consegue ficar em pé

Carlinhos está internado desde o dia 9 de julho no Hospital das Clínicas.
A primeira pesagem do paciente foi realizada nesta terça-feira (29).

O jovem paraibano Carlos Antônio Santos Freitas, internado no Hospital das Clínicas (HC), no Recife, com um quadro de obesidade extrema, já perdeu 145 kg. De acordo com a unidade de saúde, o paciente já consegue ficar em pé e foi pesado pela primeira vez nesta terça-feira (29). Carlinhos, como é conhecido, está internado desde o dia 9 de julho. Atualmente, está pesando 275 kg.

De acordo com os médicos, a pesagem só foi possível por causa da brusca perda de peso, que já era esperada. As patologias associadas à obesidade, como a baixa dosagem de proteína e as doenças de pele, também foram controladas. A capacidade respiratória e a funcional dos membros inferiores e superiores também melhoraram, dizem os profissionais.
A partir de agora, será traçado um novo planejamento para o tratamento de Carlinhos. Uma nova pesagem deve ser realizada em outubro, quando outros detalhes sobre o quadro de saúde do paciente serão divulgados.
Entenda o caso

O paraibano Carlos Antônio Freitas tem 28 anos e pesava 420 quilos ao chegar ao Recife. Ele morava em Patos, no Sertão da Paraíba, e tem diversos problemas de saúde por causa do peso. De acordo com o médico Pedro Augusto Dias, que acompanha o caso há cinco anos, Carlinhos tem diabetes, pressão alta, problemas respiratórios, de pele e urinários.
Também devido ao peso, o jovem não conseguia se deitar ou andar e vivia há mais de dois anos sentado no chão da sala de casa. Ele foi internado no HC para dar início ao processo de emagrecimento.

O quadro de saúde dele melhorou cerca de um mês depois. Ele já está curado da infecção urinária, apresentou melhora nas feridas da pele e reduziu o diâmetro do braço. Por causa do peso do paciente, a equipe ainda não havia conseguido medir a redução em uma balança.

A equipe médica também identificou desnutrição e falta de proteína em Carlinhos, que recebe acompanhamento multidisciplinar. Ele passou de 8 mil para 4 mil calorias diárias. Agora, ele também faz exercícios como fisioterapia e terapia ocupacional.

Segundo a mãe de Carlinhos, Cacilda dos Santos, o jovem apresenta aumento no peso desde pequeno, mas a situação se tornou crítica a partir da adolescência. "Depois dos 15 anos que ele foi ganhando peso muito rápido", disse. Cacilda explicou ainda que o filho sofre também de problemas mentais e tem compulsão por comida. "Ele pede comida de instante em instante. Se eu fosse dar, ele não estava mais nem aqui", comentou.

Fonte g1 pe


Tecnologia do Blogger.