Hospital de Sousa realiza primeira cirurgia de reconstrução mamária no Sertão - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Hospital de Sousa realiza primeira cirurgia de reconstrução mamária no Sertão

A paciente Rosicléia Dantas Estrela foi a primeira mulher a passar pelo procedimento de reconstrução mamária no Sertão da Paraíba. A cirurgia foi realizada no Hospital Regionald de Sousa, nesse domingo (11), pelo cirurgião plástico Paulo José.

A paciente Rozicleia Dantas comentou que há três anos lutava para conseguir a realização dessa cirurgia. “As dificuldades eram imensas, mas só hoje com a ajudado Hospital Regional de Sousa, através da diretora Apoliana, as portas se abriram na realização de um sonho que ontem era distante, mas que hoje realidade”, ressaltou.

A iniciativa partiu da diretora da unidade, Apoliana Ferreira, com o objetivo de promover essa oportunidade durante a campanha Outubro Rosa. Além de Rosicléia Dantas Estrela, outras mulheres mastectomizada terão a possibilidade de realizar o mesmo procedimento.

Para Apoliana Ferreira, foi de suma importância essa ação realizada em prol da recuperação da saúde na mulher, a qual considera também “um trabalho social que satisfaz o ego, ajudando as mulheres na valorização da vida por se tratar de pacientes que passaram pelo desenvolvimento do câncer com retirada da mama, algumas perdendo a vontade de viver e de manter um estilo vida sadio e aceitável”.

“Hoje no Hospital Regional de Sousa tivemos a felicidade e o prazer de realizarmos uma cirurgia de reconstrução mamária numa paciente, e de 4 a 6 meses iremos fazer um outro processo que irá construir o chamado bico no peito. Terá também uma terceira etapa que é facultativa dependendo da reação do querer ou não da paciente, que irá constituir na simetrização, ou seja tornar a mama sadia, a que não foi operada, no tamanho aproximado da cirurgia”, disse o cirurgião Paulo José.

O câncer de mama é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. No Brasil as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas exigindo cada vez mais as atenções e a necessidade de exames precisos.

Fonte Portal Correio


Tecnologia do Blogger.