Focco se posiciona contra instalação do TCM na PB - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Focco se posiciona contra instalação do TCM na PB

Os órgãos que integram o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – FOCCO/PB, manifestou preocupação com a possibilidade da criação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), em tramitação no âmbito do Poder Legislativo estadual sem que exista um maior debate sobre a sua viabilidade.

O FOCCO/PB, que tem entre seus objetivos o combate à corrupção, não visualiza o clamor social pela criação de um Tribunal de Contas dos Municípios, ao mesmo tempo em que se associa ao entendimento de que não há, no momento, do ponto de vista da economia e da eficiência, estudo técnico capaz de justificar a instalação de um novo órgão de fiscalização, não sendo informado o quanto a criação e a manutenção de um TCM custará aos cofres públicos, nem qual o resultado esperado.

Para o FOCCO, um tribunal exclusivo para o controle dos municípios é uma experiência vivida apenas em 4 estados da federação (Bahia, Ceará, Pará e Goiás), remontando a sua criação a épocas passadas, antes da edição da atual Constituição Federal de 1988.

Sem julgar o mérito da qualidade da atuação desses órgãos, pondera-se que as atribuições de fiscalização, controle e julgamento das contas para recursos estaduais e municipais são atualmente atribuições já realizadas pelos Tribunais de Contas Estaduais em 22 unidades da federação, unificando entendimentos e aproveitando uma única estrutura para o controle dos recursos estaduais e municipais.

Assim, o FOCCO/PB se posiciona no sentido de que exista um debate mais qualificado e amplo para que se possa averiguar a viabilidade da criação de um novo órgão.


Fonte
MaisPB



Tecnologia do Blogger.