Função do iPhone que fazia usuário gastar crédito gera multa milionária à Apple - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Função do iPhone que fazia usuário gastar crédito gera multa milionária à Apple

Apple está sendo processada por introduzir uma função em seu sistema operacional que usa o pacote de dados do dono do celular quando a cobertura de wi-fi está fraca.


A função assistência wi-fi (ou "wi-fi assist" em inglês) apareceu no iOS9 e também está no iOS9.1 e permite que o celular troque automaticamente entre o uso do wi-fi e do pacote de dados do usuário.

Um processo na Califórnia alega que al gumas pessoas receberam contas do celular mais altas graças a esta nova função, que vem ativada por padrão no iPhone, iPad e iPod Touch.

Enquanto pensam que estão vendo ou baixando conteúdo usando a rede sem fio, eles acabam usando o pacotes de dados, algo que gerou polêmica nas redes sociais. E, das redes sociais, a questão foi parar na justiça com um processo que pode obrigar a Apple a pagar US$ 5 milhões.

Para os que não querem surpresas na conta, é possível desativar a nova função.
Basta abrir o aplicativo Ajustes e tocar em "Celular". Deslize a tela até o fim e desative a opção "Assistência Wi-Fi".
Consequências

Segundo o blog AppleInsider o processo alega que a Apple não explicou as possíveis consequências da função.
Um casal americano acabou de apresentar um processo em nome de todos os possíveis afetados pedindo uma indenização de US$ 5 milhões.

Eles alegam que os custos para os usuários dos aparelhos da Apple devem até ultrapassar esta quantia e acreditam que a companhia tem que reembolsar os clientes.
Com a polêmica a Apple decidiu divulgar uma nota em seu website com uma advertência aos clientes, dizendo que "eles poderiam usar mais dados do celular" se deixarem a função ativada.

Mas o casal e alguns analistas acham que este aviso não é suficiente.

"A Apple poderia ter colocado um aviso em pop-up no telefone para explicar o que tinha mudado" na atualização, segundo Daniel Gleeson, analista da consultoria em tecnologia IHS.

Mas para Gleeson o número de contas do celular com valores mais altos devido à função "deve ser pequeno" para aqueles usuários que contrataram um grande pacote de dados.

Fonte Terra



Tecnologia do Blogger.