segunda-feira, 9 de novembro de 2015

João Pessoa é 3ª capital mais violenta para mulher no País. Agressões vem de ex-parceiros

João Pessoa só perder para Vitória (ES) e Maceió (AL) no ranking nacional das capitais mais violentas do Brasil em homicídios de mulheres. Os dados são da Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) e divulgados pelo UOL. Segundo o estudo, o Brasil é o 5º país mais violento para mulheres em um ranking de 83 nações que utiliza informações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

De acordo com o estudo (mais em http://goo.gl/mCLSbK), João Pessoa registrou uma taxa de 10,5 homicídios de mulheres para cada 100 mil habitantes. “A taxa é mais de cinco vezes maior que a média mundial, que é de 2/100 mil”, diz o estudo. Na comparação com outros 83 países, o Brasil só está atrás de Rússia (4º), Guatemala (3º), Colômbia (2º) e El Salvador (1º).

Ainda de acordo com o relatório da Flacso, em 2013, 50,3% das mulheres assassinadas no Brasil foram mortas por um familiar. Em 33,2% dos casos, essas mortes foram praticadas pelo próprio parceiro ou ex-parceiro. “Infelizmente, a gente continua a ver esse tipo de história todos os dias na televisão”, diz o coordenador do estudo, Julio Jacobo Waiselfisz.

“A mulher termina o relacionamento, o homem não concorda e mata a parceira. Ou então, no meio de uma discussão, o homem pratica essa violência. Isso mostra como os homens ainda acham que têm poder sobre as mulheres”, complementa.



Fonte Blog do Helder Moura


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...