Vídeo mostra 'renascimento' de rio que estava seco há quase um ano no Vale - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Vídeo mostra 'renascimento' de rio que estava seco há quase um ano no Vale

Um vídeo amador divulgado nas redes sociais flagra o momento em quem um grande volume de água chega no Rio Piancó, no trecho que fica na cidade de Boa Ventura, no Sertão do estado, a 371 km de João Pessoa. Assista vídeo abaixo.

O rio, que estava seco há quase um ano, voltou a ter água em decorrência das chuvas que vêm ocorrendo na região do Vale do Piancó. Moradores foram testemunhar a invasão da água no rio e registraram o momento no celular.

Nas imagens é possível ver quando um grupo caminha dentro do rio enquanto a água encobre os bancos de areias, que surgiram em decorrência da grave seca que atinge o Sertão paraibano.

No vídeo feito por um cinegrafista amador as pessoas gritam de alegrias ao assistir o rio sendo abastecido. “É água escorrendo no rio. Os moradores alegres, felizes. Deus é maravilho”, diz o cinegrafista amador durante registro das imagens. Na cidade de Diamante, onde o Rio Piancó também passa, a população comemorou a presença da água.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), cinco cidades do Sertão paraibano registraram chuvas acima do previsto para todo o mês de janeiro em apenas oito dias. Ainda de acordo com a Aesa, as chuvas foram provocadas por um vórtice ciclônico de alto nível, que é um sistema meteorológico comum durante a pré-estação chuvosa na Paraíba.

Com isso, os municípios de Emas, com 159,4 milímetros de chuva (mm); Cajazeiras (141,8 mm), Coremas (139,5 mm), Bom Jesus (125 mm) e Piancó (104,5 mm) já superaram a média histórica do mês de janeiro, que é de 100 mm.

Veja vídeo:




Fonte Por Hyldo Pereira


Tecnologia do Blogger.