No PMDB, 3 ministros querem seguir no governo - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

No PMDB, 3 ministros querem seguir no governo

Embora a reunião do diretório nacional do PMDB tenha decidido nesta terça-feira (29) romper com o governo e entregar todos os cargos ocupados pelo partido na administração federal, até a noite, a maioria dos seis ministros do partido ainda não tinha anunciado uma decisão. Mas, segundo informou o Jornal Nacional, três deles permanecerão no governo.

O único que já anunciou publicamente que não sairá do governo e não deixará o partido – o que confronta com a deliberação do diretório nacional – é Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), deputado pelo PMDB-RJ.

Segundo apurou o Jornal Nacional, além de Pansera, Marcelo Castro (Saúde) e Kátia Abreu (Agricultura) pretendem permanecer no governo. Eduardo Braga (Minas e Energia), Mauro Lopes (Aviação Civil) e Helder Barbalho (Portos) devem sair, mas querem um prazo.

No caso de Kátia Abreu (PMDB-TO), da Agricultura, ministra muito próxima da presidente Dilma Rousseff, há possibilidade de ela deixar o partido para permanecer no governo. Um possível caminho para a ministra é voltar para o PSD, do ministro Gilberto Kassab (Cidades), ex-prefeito de São Paulo.

Henrique Alves deixou a pasta do Turismo nesta segunda-feira (28), um dia antes da reunião do diretório nacional do partido.

O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, continuará como vice-presidente da República porque foi eleito na mesma chapa de Dilma Rousseff.

Veja abaixo a situação de cada um dos ministros do partido.

Celso Pansera, ministro de Ciência e Tecnologia
Após participar de evento nesta terça em Salvador (BA) com secretários estaduais de Ciência e Tecnologia, Pansera afirmou que permanecerá no cargo e, mesmo assim, não deixará o PMDB.

Kátia Abreu, ministra da Agricultura
Segundo a assessoria, a ministra ainda não decidiu o que fará, mas pode ser que ela anuncie uma decisão nesta quarta (30). Uma hipótese é a de ela deixar o PMDB para permanecer no governo.
Mauro Lopes, ministro da Secretaria de Aviação Civil
Conforme a assessoria, o ministro, deputado federal licenciado, só anunciará sua decisão após se reunir com o vice-presidente Michel Temer, presidente nacional do PMDB, com a presidente Dilma Rousseff e com o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ). Mas a tendência é ele deixar o governo.

Marcelo Castro, ministro da Saúde
Ainda não há definição por parte do ministro e não há previsão sobre quando Castro anunciará sua decisão, informou a assessoria. Segundo informou o JN, ele vai permanecer.

Helder Barbalho, ministro da Secretaria de Portos
A assessoria do ministro de Portos disse que ele ainda não tem uma posição a respeito. De acordo com o Jornal Nacional, ele deixará o governo.

Eduardo Braga, ministro de Minas e Energia:
A assessoria não se pronunciou sobre o assunto, mas Braga também deve sair, segundo informou o JN.



Fonte G1


Tecnologia do Blogger.