Dez das cidades que mais chovem na PB estão no Sertão, com índices acima da média - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Dez das cidades que mais chovem na PB estão no Sertão, com índices acima da média

O 'top 10' de cidades com o maior índice de chuvas da Paraíba em 2016 é formado somente por municípios sertanejos. A informação foi divulgada pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) nesta sexta-feira (1º). Cajazeiras, a 468 km de João Pessoa, tem o maior índice pluviométrico, com 755,3 milímetros de janeiro a março. Somente em março, foram registrados 447,7 milímetros, 30,8% acima da média histórica do mês.

No ranking das dez cidades com os maiores índices pluviométricos entre janeiro e março também estão Nazarezinho (742,2 mm), Cachoeira dos Índios (738,1 mm), Bom Jesus (714 mm), Cacimba de Areia (647,4 mm), Teixeira (634,2 mm), Marizópolis (612,8 mm), Emas (605 mm), Cajazeirinhas (595,6 mm) e Sousa (593,3 mm).

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, várias cidades do Sertão paraibano receberam chuvas acima da média. “Em março, Nazarezinho e Cachoeira dos Índios tiveram altas de 30,9% e 30,8%, respectivamente. Isto aconteceu porque tivemos condições favoráveis no Oceano Atlântico, enfraquecimento do El Niño e a atuação das Zonas de Convergências Intertropicais”, elencou.

“O período de fevereiro a abril é considerado mais chuvoso da região semiárida. E dentro do quadrimestre, março e abril costumam ser os meses com maiores índices pluviométricos. A tendência é que este mês tenhamos mais chuvas isoladas e bem localizadas. Podem, inclusive, ocorrer eventos de maior intensidade no Cariri, Sertão e Alto Sertão”, explicou Marle Bandeira.

Açudes

Dos 124 reservatórios monitorados pela Aesa, 50 estão com menos de 5% do volume total. Outros 36 açudes têm menos 20% da capacidade máxima, 37 possuem mais de 20% e um está sangrando.



Fonte portalcorreio


Tecnologia do Blogger.