PRF realiza Operação de Combate ao Crime no Sertão da Paraíba - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

PRF realiza Operação de Combate ao Crime no Sertão da Paraíba

A PRF realizou uma operação com objetivo de reduzir a criminalidade e melhorar a sensação de segurança dos usuários das rodovias federais da Paraíba. As ações foram realizadas entre os dias 10 e 15 de abril no Sertão paraibano. A OCC, um conceito iniciado pela Divisão de Combate ao Crime (DCC), está prevista no planejamento operacional da superintendência.

Essa é a segunda edição da OCC na regional e durante a fase de palestras foram abordadas as disciplinas de Enfrentamento às Fraudes Veiculares e Enfrentamento ao Tráfico de Drogas, Armas e Munição. O formato da operação consiste em duas etapas: treinamento e prática, onde os policiais aplicam imediatamente o conhecimento adquirido na primeira fase. Coordenada pelos PRFs Charlston e F. Gomes, participaram das palestras instrutores e monitores lotados nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba onde abordaram os principais tópicos relacionados às disciplinas. Como instruendos participaram além dos PRFs, Policiais Militares do Batalhão de Trânsito, Batalhão de Operações Policiais Especiais e Policiais Civis.

A operação contou com 40 policiais e 18 viaturas. Foram realizadas diversas ações conjuntas, culminando em distintas situações: foram realizadas barreiras policiais, patrulhamento tático com abordagem a veículos e pedestres suspeitos, abordagem a ônibus interestaduais e para finalizar uma operação conjunta com a Polícia Civil e Polícia Militar onde foi cumprido um mandado de prisão por tráfico de drogas.

No primeiro dia de operação um Fiat/Siena com placas de Pernambuco foi abordado sendo encontrado no porta malas duas caixas contendo diversos tabletes de maconha totalizando 48,5 kg da substância. Os homens confessaram que buscaram o entorpecente na cidade de Patos/PB e estavam levando para Pernambuco. Com a integração das forças policiais foi possível expedir mandado de prisão preventiva em desfavor do possível fornecedor do entorpecente. Com a ação foi possível desbaratar um esquema que vinha já há algum tempo dominando a região Patos.

Veículos Recuperados: Durante os dois dias de operação diversos veículos foram recuperados. Dentre as fraudes veiculares encontradas nas ocorrências estavam clones perfeitos, clones de placa e adulterados. Os veículos fraudados tinham como origens estados da Paraíba, rio Grande do Norte e São Paulo.

"A partir da iniciativa da SPF iniciamos essas operações de combate ao crime e com isso conseguimos reunir voluntários para adquirir maiores aprendizados. Tão importante quanto a troca de conhecimentos é pôr o entendimento em prática, o que foi constado com o sucesso da operação", disse o coordenador da operação PRF Charlston.

Resultados Gerais

- 9 prisões: tráfico de entorpecente, crimes contra a vida e patrimônio, veículos adulterados, cumprimento de mandados de prisão

- 7 veículos recuperados

-395 veículos fiscalizados, sendo 212 por identificação veicular

- 48.500g de maconha

- 33 Autos de infração

Palestrantes e monitores

Enfrentamento ao Tráfico de Drogas, Armas e Munição: Júnior/RN, Campello Filho/RN, Edmundo/RN, Dória/PB

Enfrentamento às Fraudes Veiculares: S. Conrado/PB , F. Brito/RN, Paulo Bahia/RN, Jader/PB.





Fonte/Assessoria PRF


Tecnologia do Blogger.