"Açude dos Cegos" está com apenas 18,5% de sua capacidade. Veja as fotos inéditas. - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

"Açude dos Cegos" está com apenas 18,5% de sua capacidade. Veja as fotos inéditas.

O açude Cachoeira dos Cegos, um dos maiores da região, localizado no município de Catingueira-PB, está com apenas com 18,5% de sua capacidade e preocupa as pessoas que dependem de sua água, principalmente a população catingueirense.

O manancial possui uma capacidade máxima de 71.887.047 m³, mas se encontra com apenas 13,283,915 m³ (18,5%), segundo a AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado). Os dados foram coletados no último dia 15 de março de 2016 pelo órgão fiscalizador.

A diminuição do volume aconteceu principalmente por conta da seca que atinge a região há vários anos. Á ultima vez que o açude sangrou foi há sete anos, mas precisamente no dia 26 de abril de 2009.

As fortes chuvas que caíram no município neste primeiro trimestre de 2016 conseguiram mudar a paisagem na região, mas não foram suficientes para elevar o volume do açude. De acordo com a AESA, nos três primeiros meses deste ano, choveu 482mm em Catingueira.

Já a comporta do açude que por muito tempo foi motivo discussões por conta da sua abertura, atualmente se encontra fechada, graças a uma liminar da justiça, decisão que acabando deixando tranquila a população do município.

Além de abastecer Catingueira, o açude também fornece água para outras cidades, já que vários carros pipas retiram grande quantidade de água diariamente do local para matar a sede de outras pessoas em diversas regiões do estado.

Moradores da zona rural estão bastante insatisfeitos com o grande fluxo de caminhões nas estradas vicinais que dá acesso ao açude cachoeira dos cegos. Alguns agricultores reclamam que devido ao “vai e vem” de veículos pesados, as estradas estão ficando em péssimas condições de uso, dificultando assim o transito de veículos de menor porte.

Veja abaixo algumas fotos tiradas a pedido da prefeitura municipal de Catingueira, com o objetivo de mostrar a atual situação do açude.






ASSISTA AO VIDEO ABAIXO




CLICK AQUI E VEJA MAIS FOTOS






Fonte CATINGUEIRAONLINE
Fotos: Tardelli Pires



Tecnologia do Blogger.