CatingueiraOnline registra imagens aéreas da cidade de Nova Olinda. VEJA! - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

CatingueiraOnline registra imagens aéreas da cidade de Nova Olinda. VEJA!

O CatingueiraOnline esteve recentemente no município de Nova Olinda, localizado na região do Vale do Piancó, para fazer o registro aéreo da cidade e da barragem “saco” por meio de fotografias e filmagem.

O pedido foi feito pela prefeita Maria do Carmo Silva, já que as atuais imagens da cidade se encontravam bastante desatualizadas. A prefeita disse que o registro é um presente para todos os filhos de Nova Olinda. Veja abaixo alguns dados do município.

A origem

A origem do município data de 1870, com a implantação do Engenho Olinda, de propriedade de Antônio de Souza Dias. Em 1877 já se contavam vários moradores na região, recentemente vindos de Portugal.

A sede da fazenda situava-se na margem esquerda do riacho atualmente denominado Gravatá, ponto de apoio dos religiosos procedentes de Recife e Fortaleza.

Coube aos filhos de Antônio Dias a consolidação do desenvolvimento do núcleo. Jô de Souza Dias construiu a primeira casa, além das então existentes no Engenho. Logo depois, chegaram seu sobrinho, Irineu de Souza, e o Coronel Abílio Rodrigues dos Santos, que mais tarde doou terreno para construção da capela, orientado pelo padre Severino Ramalho, vigário de Piancó. Em 1902, esta passou por grande reforma, tendo João Barreiro doado a imagem de Nossa Senhora dos Remédios. Nessa época foi mudado o topônimo de Furada para Nova Olinda.

Em 1951 a capela foi demolida e, no mesmo local, se ergueu a Igreja Matriz. A paróquia foi criada em 1965, pertencendo a Diocese de Patos.

Com o desenvolvimento do povoado, organizou-se uma feira livre, com grande movimento. Mais tarde, foram instaladas a Agência dos Correios e Telégrafos, e a Estação Pluviométrica.

Entre os pioneiros, além do fundador, estão Raimundo Epaminondas, Moisés Rodrigues de Souza, Ideão de Souza.

Localização

O município de Nova Olinda está localizado na região oeste do estado da Paraíba, limitando-se a sul com Princesa Isabel e Tavares, a oeste com Pedra Branca, a norte e nordeste com Santana dos Garrotes e a leste com Juru. O acesso a partir de João Pessoa é feito pela BR-230 até a cidade de Patos, onde toma-se a BR-361 até a cidade de Piancó, daí segue-se pela BR-426 até a sede municipal, distante cerca de 430 km da capital. Outro acesso é por Pedra Branca, seguindo pela PB361 até Itaporanga, depois pela PB354. Podemos ainda dizer que Nova Olinda está situada na Mesorregião do Sertão Paraibano e na Microrregião da Depressão do Alto Piranhas. Possui uma população de 6.070 habitantes, destes 3.019 são homens e 3.051 são mulheres, e ainda 3.227 residem na zona urbana e 2.843 residem na zona rural, conforme o último censo. Aliás, algo chama a atenção sobre esse ponto, pois a população vem diminuindo a cada recenseamento. Em 1996, éramos 7.241 habitantes; em 2000 – 6.457 habitantes; em 2007 – 6.280 habitantes, e nesse último, mais uma queda de mais de 200 habitantes e não se investigou ainda o motivo desse fato está acontecendo e quais os impactos do mesmo para o município.

O município possui um Distrito, Manguenza, e diversas comunidades rurais, dentre as quais se destacam: Santo Amaro, Canto, Riacho Vermelho, Andresa, São Domingos, Favela, Pedra Branca, Umbuzeiro, Gatos, Saco da Pedra, Saco, Cipó, Zé Ramos.




CLICK AQUI E VEJA MAIS FOTOS



EM BREVE ESTAREMOS PUBLICANDO A FILMAGEM DO SOBREVOO PELA CIDADE



FOTOS: CATINGUEIRAONLINE
FONTE: Luísa de Sousa de Dias



Tecnologia do Blogger.