Inverno chega à Paraíba com frio de 15ºC, chuvas na média e ventos mais fortes - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Inverno chega à Paraíba com frio de 15ºC, chuvas na média e ventos mais fortes

O inverno começa oficialmente nesta segunda-feira (20), às 19h34, e deverá ter chuvas dentro da média climatológica dos últimos 30 anos, com temperatura mínima de até 15ºC, noites mais longas e ventos mais fortes. A previsão é da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

De acordo com o meteorologista da Aesa Flaviano Fernandes, o período compreendido entre junho e agosto será de chuvas para o setor leste do estado. “Durante esse período, a previsão é que o Litoral receba a maior precipitação pluviométrica, com 700 mm, seguido do Brejo, com 500, e Agreste, com 400 mm. Isto é, as chuvas nessa parte do estado ficarão dentro da média climatológica dos últimos 30 anos”, afirmou.

A nova estação, que se estenderá até o dia 21 de setembro, tem ainda outra peculiaridade: a amplitude térmica, principalmente no Cariri paraibano. “São madrugadas de frio intenso e inícios de tardes com forte calor, principalmente nos meses de julho e agosto”, destacou Bandeira. “Na cidade de Monteiro, os termômetros costumam ter uma variação significativa ao longo do dia. Nesta época do ano, eles podem ir dos 15 ºC aos 30 ºC”, exemplificou Fernandes.

Como o período chuvoso do Semiárido (Cariri-Curimataú, Alto Sertão e Sertão) vai até maio, não há previsão de chuvas significativas para este setor da Paraíba. “Como estamos no inverno, evidentemente que podem ocorrer precipitações nessas regiões. No entanto, de forma muito tímida, já que este não é o período chuvoso da região do Semiárido”, pontuou Flaviano Fernandes.

Previsão do tempo

De acordo com a Aesa, a previsão para a faixa litorânea nesta terça-feira (21) é de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras em pontos isolados, assim como para a região do Brejo.

Para a região do Agreste, a Aesa prevê céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e passageiras em pontos isolados.

Para o Semiárido a previsão é a seguinte: céu claro a parcialmente nublado na região do Cariri-Curimataú; sol entre poucas nuvens no Alto Sertão e Sertão, com máxima de 31º C e mínima de 17º C no Cariri-Curimataú.

Confira a temperatura para as demais regiões do Estado nesta terça-feira:

Litoral – máxima de 30º C e mínima de 22º C

Brejo – máxima de 28º C e mínima de 18º C

Agreste – máxima de 30º C e mínima de 19º C

Alto Sertão – máxima de 33º C e mínima de 21º C

Sertão – máxima de 33º C e mínima de 21º C

Açudes

Dos 125 mananciais monitorados pela Aesa, 36 açudes estão com volume de água acima de 20% da capacidade total. Outros 32 estão com volume abaixo de 20% do total e a situação é crítica em 51 mananciais, com menos de 5% do volume. Além disso, seis reservatórios estão sangrando.



Fonte Portal Correio


Tecnologia do Blogger.