Herbalife pagará 200 milhões de dólares em investigação sobre práticas enganosas - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Herbalife pagará 200 milhões de dólares em investigação sobre práticas enganosas

Herbalife terá que repensar seu sistema de gratificação de forma que as vendas no varejo sejam remuneradas, e eliminar incentivos que recompensam distribuidores por recrutar novos integrantes.

A Herbalife concordou em pagar US$ 200 milhões e em reestruturar totalmente suas operações nos Estados Unidos para encerrar uma investigação na qual era acusada de enganar os consumidores. A empresa, porém, conseguiu evitar uma acusação mais grave de que estaria operando um esquema de pirâmide financeira.

Com o acordo, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos decidiu encerrar uma investigação envolvendo a companhia, que tem sede nas Ilhas Cayman. Segundo o acordo, a Herbalife vai ter que repensar seu sistema de gratificação de forma que as vendas no varejo sejam remuneradas, e eliminar incentivos que recompensam distribuidores por recrutar novos integrantes para vender os produtos.

Em 2014, a Herbalife revelou que estava sendo investigada pela comissão por possíveis "práticas enganosas". A companhia informou nesta sexta-feira (15) que o acordo não mudará seu modelo de negócio como companhia de venda direta. A Herbalife também pagará US$ 3 milhões em um acordo separado para resolver uma investigação em Illinois.

Ainda em nota, a Herbalife informou que, com o acordo anunciado hoje, a investigação da Herbalife pelo FTC está encerrada. “O acordo é o reconhecimento de que o nosso modelo de negócio é sólido e reforça a confiança na nossa capacidade de avançar com sucesso. Caso contrário, não teríamos concordado com as condições”, afirmou Michael O. Johnson, CEO da Herbalife.

A empresa destaca ainda que "as condições do acordo aplicam-se apenas às operações da Companhia nos EUA, que representam cerca de 20% das vendas líquidas globais".

"Os dois principais pontos do acordo com o FTC nos Estados Unidos são: 1) Os atuais e futuros Consultores Independentes da Herbalife serão categorizados como Cliente Preferencial (os interessados em comprar produtos com desconto) ou como Distribuidor (os interessados em construir um negócio e vender produtos por meio de Vendas Diretas). Isso permitirá que a Herbalife controle melhor os dois grupos e proporcione uma experiência personalizada. 2). Os Distribuidores serão compensados com base nas vendas aos seus clientes e fornecerão recibos de suas transações", detalha.




Fonte: Por Folhapress


Tecnologia do Blogger.