segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Aesa vai reduzir captação de água do açude Coremas

A Agência Executiva da Gestão das Águas na Paraíba (Aesa-PB) vai reduzir captação de água do açude de Coremas que abastece 30 municípios da Paraíba (26), do Vale do Piancó, e quatro cidades do Rio Grande Norte.

O volume ofertado será diminuído para 1.300 litros por segundo. Para compensar a redução, a Aesa pretende aumentar a capacidade de captação de água do açude Mãe D’água em 1.550 litros por segundo.

De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes, a intenção da agência era operar com o Coremas até a exaustão para só então utilizar o Mãe D’agua, que fica em um nível mais elevado, mas a seca antecipou a medida.

A data da operação deve definida ainda hoje após reunião de técnicos da Ana (Agência Nacional das Águas) e Aesa.

Amanhã, o Ministério Público, a ANA, Aesa e representantes da sociedade voltam a discutir a crise hídrica que atravessa o estado. O encontro acontece em Campina Grande.

Na quarta-feira (31), diretores das duas agências (ANA e Aesa) vão até a cidade de Monteiro, Cariri paraibano, acompanhar os trabalhos do Eixo Leste da transposição do rio São Francisco. “Vamos ver como estão caminhando as obras após 60 dias”, disse Fernandes.

Recentemente, a Mendes Jr, empresa responsável pela construção do eixo Leste das obras de transposição abandonou o projeto sob a alegação de dificuldades financeiras.


Fonte cickpb


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...