Aesa registra chuvas abaixo da média na PB no último trimestre - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Aesa registra chuvas abaixo da média na PB no último trimestre

Dos 125 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), 53 estão em situação crítica, ou seja, com menos de 5% da capacidade máxima. Outros 33 estão com menos de 20%, 39 têm mais de 20% e não há barragens sangrando. A diminuição no volume dos reservatórios foi provocada pelo consumo, evaporação e pela baixa recarga, já que os últimos três meses foram de chuvas abaixo da média.

Durante o mês de junho, a maior diminuição nos índices pluviométricos foi na região do médio curso do rio Paraíba, onde a queda foi de 68% em relação à média histórica. Já em julho, a bacia do rio Mamanguape teve a maior redução: 86%. “Em agosto tivemos uma queda significativa no Litoral. Durante o mês inteiro, choveu 43,1 milímetros em João Pessoa e 41,4 milímetros em Cabedelo. Para se ter uma ideia, as médias históricas nestas cidades são 140 e 130 milímetros, respectivamente”, destacou a presidente da Aesa, João Fernandes.

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, não há previsão de chuvas significativas no próximo trimestre. “Historicamente, setembro, outubro e novembro são meses de poucas chuvas. Claro que sempre pode acontecer um evento isolado e trazer uma eventual chuva mais forte, só que isso não é regra, mas uma exceção. Sobre a perspectiva para 2017, nós vamos avaliar o painel meteorológico em dezembro para anunciar uma previsão mais detalhada. Ainda é cedo para dizer se no início do próximo ano vamos ter boas chuvas que abastecerão nossos açudes”, explicou.

A relação completa com o nível dos 125 açudes monitorados pela Aesa está disponível no site www.aesa.pb.gov. Na página eletrônica também é possível conferir as cidades onde mais choveu este ano e a previsão do tempo em todo o Estado, além de solicitar licenças para uso da água e fazer o cadastramento de carros-pipa.





Fonte MaisPB


Tecnologia do Blogger.