Aplicativo ajuda eleitor a denunciar irregularidade e conhecer candidatos - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Aplicativo ajuda eleitor a denunciar irregularidade e conhecer candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibilizou o aplicativo para dispositivos móveis – smartphones e tablets – chamado ‘Pardal’. Essa ferramenta permite ao eleitor denunciar infrações eleitorais, por meio do envio de textos, vídeos, fotos ou áudios contendo informações que auxiliem a Justiça Eleitoral na fiscalização e na manutenção da regularidade das campanhas eleitorais. Em Campina Grande, a Justiça já recebeu 130 representações. O TSE também disponibiliza do ‘DivulgaCan’ para o eleitor conhecer seu candidato.

No aplicativo Pardal, os ilícitos eleitorais estão classificados em: propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais e outros. As irregularidades serão encaminhadas automaticamente para bancos de dados com acesso do Ministério Público Eleitoral (MPE). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também será informado sobre as supostas infrações e analisar se houve para multar o candidato.

A solução Pardal foi desenvolvida em 2012 pelo TRE do Espírito Santo. No pleito de 2014, o aplicativo também foi utilizado de forma localizada por alguns estados e, agora, será ampliado para todo o país.

O Pardal Móvel já está disponível para ser baixado via Google Play e Apple Store (iOs e Android). Já o DivulgaCan pode ser acessado no site do TSE (www.tse.jus.br )



Fonte Fonte: Portal Correio


Tecnologia do Blogger.