Nabor Wanderley lidera pesquisa para prefeito de Patos - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Nabor Wanderley lidera pesquisa para prefeito de Patos

Se as eleições para prefeito de Patos (quinto maior colégio eleitoral da Paraíba, com 61.044 eleitores) fossem realizadas hoje, o deputado estadual e ex-prefeito Nabor Wanderley da Nóbrega Filho (PMDB) seria eleito com 41,4% dos votos, segundo pesquisa estimulada realizada pela empresa 6 Sigma Pesquisa e Consultoria Estatística LTDA, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação.

Em segundo lugar, ficaria o candidato do PSDB, o também deputado estadual Dinaldo Wanderley Filho, com 37,8% dos votos. Segundo a 6 Sigma, o candidato do PT, Lenildo Morais, que hoje é prefeito interino, teria 3,8%.

Os candidatos da Rede Sustentabilidade e do Psol, Professor Jacob e Silvano Morais, teriam 1,7% e 1,4%, respectivamente. Os votos brancos e nulos seriam 6,4% e 7,3% dos entrevistados não souberam responder. Por fim, 0,2% não informou em quem votará.

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 deste mês com 600 eleitores em 23 bairros de Patos e no distrito de Santa Gertrudes. Foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número 03936/2016. A margem de erro, segundo a 6 Sigma, é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

A cidade de Patos não tem segundo turno. A pesquisa 6 Sigma mostra a polarização entre dois candidatos da família Wanderley, uma das mais tradicionais na política sertaneja.

Naborzinho, como é conhecido o peemedebista, é filho do ex-prefeito Nabor Wanderley, que administrou a cidade de Patos entre os anos de 1955 e 1959.

Dinaldinho, como é conhecido o tucano, é filho do ex-prefeito Dinaldo Medeiros Wanderley, que administrou a cidade de Patos duas vezes na década de 1990. Dinaldo, o pai, foi eleito em 1992 e reeleito em 1996, derrotando, duas vezes o grupo de Nabor, para quem vem perdendo desde 2004.

Polarização entre PMDB e PSDB

Assim como ocorreu em João Pessoa e em Campina Grande, 6 Sigma dividiu Patos em zonas para facilitar a aplicação dos questionários.

Diferentemente da Capital e de Campina Grande, Patos teve uma zona a mais: a Central, que engloba a maioria dos eleitores de classes média e alta.

Em Patos, como na maioria dos municípios, tradicionalmente o eleitor se divide entre situação e oposição, desde o tempo em que a política era dominada pelo PSD e pela UDN, hoje representados pelo PMDB e PSDB.

Bairros

▶ Zona Central: Brasília, Centro e Santo Antônio.

▶ Zona Sul: Alto das Tubiba, Jatobá, Monte Castelo, Nova Conquista e Santa Cecília.

▶ Zona Leste: Ana Leite, Salgadinho, São Sebastião e Sete Casas.

▶ Zona Oeste: Bivar Olinto, Liberdade, Maternidade, Morada do Sol, Morro.

▶ Zona Norte: Bela Vista, Belo Horizonte, Distrito Industrial, Jardim Magnólia, Noé Trajano, Novo Horizonte, além do distrito de Santa Gertrudes.



Fonte portalcorreio com Correio Online


Tecnologia do Blogger.