sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Aplicativo que dá desconto em multas de trânsito deve chegar à PB em até 15 dias

O Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Agamenon Vieira, afirmou nesta quinta-feira (03) que deverá ser lançado na Paraíba em até 15 dias um aplicativo que pretende comunicar diretamente ao motorista sobre infrações de trânsito. O mesmo aplicativo irá permitir um desconto de 40% no valor da multa.

“O Departamento já está com toda a sua disposição de técnicos trabalhando em função disso”, explicou Agamenon Vieira, que garantiu a utilização do aplicativo em multas aplicadas nas rodovias estaduais em “aproximadamente 15 dias porque tem que ter ajuste no sistema do Detran”.

O aplicativo foi lançado na última terça-feira (1º) e até agora foi adotado somente pela Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) além do Detran de Santa Catarina.

Atualmente, a ferramenta ainda está em processo de desenvolvimento e só funciona em aparelhos que utilizam o sistema Android. Nos próximos dias o aplicativo deve ser lançado também para usuários do sistema iOS.

Nas lojas de aplicativo, o usuário precisa apenas procurar pelo SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), que foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

Para utilizar a ferramenta, o usuário precisa fazer um cadastro informando placa do veículo, número do Renavam, CPF, e-mail, senha, número da CNH e seu código de segurança. Todas as informações são validadas na base do Renavam.

O motorista cadastrado recebe uma notificação sempre que houver uma multa para algum de seus veículos cadastrados. Através do aplicativo ele poderá consultar detalhes da infração, como descrição, local resumido, número do auto de infração e valor. A ferramenta também exibe o número do código de barras ou outro meio de pagamento a ser utilizado para realizar o pagamento da infração.

O desconto de 40% na multa paga pelo aplicativo só valerá para quem reconhecer a infração sem contestar previamente ou apresentar recurso. O pagamento só poderá ser feito por meio eletrônico, até a data de vencimento. Atualmente, o infrator que optar por pagar dentro do prazo de validade da multa tem desconto de 20% no valor.

Fonte CLICKPB


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...