Meteorologista patoense diz que estação chuvosa do semiárido será normal em 2017 - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Meteorologista patoense diz que estação chuvosa do semiárido será normal em 2017

Segundo informações do meteorologista Rodrigo César Limeira, Janeiro terá chuvas mais significativas no semiárido, e atingindo uma quantidade grande de municípios. Essas chuvas serão capazes inclusive de armazenar água de forma considerável nos pequenos açudes, com a ocorrência garantida de chuvas nas 04 maiores cidades do semiárido da Paraíba: Patos, Sousa, Cajazeiras e Pombal.

Conjuntura climática para 2017 segue favorável:

De acordo com Rodrigo, 2017 deverá ter chuvas dentro da normalidade no semiárido dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Piauí. O fato é que o aquecimento do Oceano Atlântico Sul na altura da costa do nordeste está evoluindo normalmente, assim como no Oceano Atlântico Norte, que vem se resfriando dentro da expectativa do estudioso.

Outro aspecto importante mencionado pelo pesquisador, é que o Atlântico Sul junto a costa da África, e na mesma altura da costa do nordeste está muito quente, e o Atlântico Norte junto a costa norte da África está bem frio, essa configuração térmica oceânica é favorável, para que a “Zona de Convergência Intertropical” possa atuar dentro de sua climatologia, durante o período de quadra chuvosa de Fevereiro a Maio do semiárido dos estados mencionados anteriormente, produzindo chuvas dentro da normalidade.

La Niña segue muito fraca, e praticamente sem efeito na distribuição das chuvas em Dezembro e nos próximos meses:

O fenômeno climático e oceânico La Niña se configurou em meados de Novembro, mas sua intensidade muito fraca, teve em Dezembro, e deverá ter nos próximos meses, pouco efeito na distribuição das chuvas no semiárido dos citados estados.

Sendo assim, o estudioso diz que num cenário de normalidade climática, 03 previsões para o semiárido podem ser decorrentes da normalidade de chuvas para 2017:

1) Chuvas deverão ficar próximas da média anual na maioria das localidades;

2) Chuvas deverão favorecer agricultura no semiárido;

3) Chuvas deverão encher e até sangrar grande maioria dos barreiros e até açudes de médio porte no semiárido.

Considerando o período de Janeiro a Julho, que é o período de chuvas mais significativas no semiárido, as maiores cidades do semiárido da Paraíba deverão registrar os seguintes índices em 2017:

Patos: próximo dos 728 mm

Sousa: próximo dos 872 mm

Cajazeiras: próximo dos 957 mm

Pombal: próximo dos 765 mm

Os valores de referência desses acumulados de precipitação pluviométrica, são as médias anuais de chuvas das 04 localidades citadas, de acordo com o portal Climate Data.org (Dados Climáticos para Cidades Mundiais), que apresenta dados de precipitação média anual e mensal, além de temperatura média anual e mensal de qualquer cidade do mundo, e em qualquer idioma que o usuário do site possa escolher.

O físico e meteorologista ainda afirma que é possível que ocorram chuvas acima da média em algumas localidades, resultado de fenômenos locais como a “convecção localizada”.

Cenário para grandes açudes que abastecem cidades do semiárido da Paraíba indica bom armazenamento de água em 2017, mas a recuperação será apenas parcial, logo a transposição deve ser concluída, afirma o estudioso.

Algumas cidades pequenas são abastecidas por açudes que armazenam 2, 3, 4, 5 milhões de m3 (metros cúbicos) de água, alguns desses açudes poderão encher e até transbordar(sangrar) esse ano. Mas os maiores reservatórios terão na sua maioria uma recuperação parcial, armazenando bons volumes de água, a partir daí a imprensa se cala, e a população também, mas quando for no final do ano, os problemas de racionamento e abastecimento de água voltam a circular na imprensa sertaneja.

Estudioso indica o início da estação chuvosa do semiárido da Paraíba:

Para Rodrigo Cézar Limeira a estação chuvosa do semiárido dos estados mencionados nesse artigo, inclusive a Paraíba, deve começar entre os dias 08 e 18 de Fevereiro.




Fonte Rodrigo Cézar Limeira – Portal Ciência em Foco



Tecnologia do Blogger.