PF deflagra quarta fase da Operação Andaime e cumpre cinco mandados de prisão - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

PF deflagra quarta fase da Operação Andaime e cumpre cinco mandados de prisão

Na manhã desta sexta-feira (27) a Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) estão deflagrando a quarta fase da Operação Andaime. O objetivo da Operação é apurar irregularidades em licitações e desvio de recursos públicos destinados à execução de serviço de pavimentação.

Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão, 12 mandados de condução coercitiva e seis mandados de sequestro de bens, todos expedidos pela 8ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Cajazeiras, João Pessoa e Bayeux, além da cidade de Beberibe no Estado do Ceará, em residências e escritórios de empresários, engenheiros e agentes públicos.

Está sendo investigado o desvio de verbas superiores a R$ 27 milhões. Essa verba era repassada majoritariamente por convênios celebrados com o Governo Federal através dos Ministérios das Cidades e do Turismo.

A investigação apura fraudes em procedimentos licitatórios, desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro por intermédio de empresas “fantasmas”, venda de notas fiscais “frias” e emissão irregular de boletins de medição de obras públicas relacionadas a obras de pavimentação contratadas entre 2008 e 2016 no Município de Cajazeiras.

O Ministério Público Federal informou ter pedido a retirada do sigilo das investigações, porém, por determinação da Justiça Federal em Sousa, as apurações desta fase da Operação Andaime ocorrem em segredo de Justiça. Devido a isso, os nomes das pessoas envolvidas não podem ser divulgados.

Participam da Operação Especial 101 Policiais Federais e 12 Auditores da Controladoria Geral da União. O inquérito apura a prática de crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos, associação e organização criminosa, e lavagem de dinheiro.

A operação foi denominada Andaime em razão das fraudes terem sido perpetradas no âmbito de empresas do ramo da construção civil, com a participação de diversos engenheiros e fiscais de obras das prefeituras.



Fonte


Tecnologia do Blogger.