quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Chuvas de fevereiro tiram dez açudes paraibanos do nível crítico, e três deles, recebem boa recarga no Sertão

As imagens de açudes secos e paisagem desértica que entristecem o Sertanejo, aos poucos vão sendo modificadas no Sertão e no Cariri da Paraíba. O cenário já é outro bem diferente do formado no começo do ano.

As chuvas de fevereiro, molharam a terra, encheram açudes e renovaram as esperanças dos agricultores. Muitos sertanejos e caririzeiros já preparam a terra para o plantio.

Após as chuvas que caíram nos últimos 15 dias, principalmente nas regiões do Sertão e Cariri, alguns açudes receberam recargas significativas na Paraíba. Os dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), revelam que pelo menos dez açude saíram do estado crítico, onde o volume de água armazenada era inferior a 5% da capacidade total.

Os açudes com maior volume armazenado foram: Engenheiro Arcoverde, no município de Condado, que recebeu mais de 5 milhões de m³; Açude do Carneiro (Jericó) Açude Manoel Marcionilo (Taperoá) e Escondido (Belém do Brejo do Cruz).

O município de Condado, já recebeu 291 milímetros de chuvas este ano, segundo os dados Aesa. Por causa do volume de chuvas, o açude Engenheiro Acorverde - que estava seco - recebeu água e atingiu 17,4% da capacidade total.

O açude tem capacidade para armazenar 36.834.375 de metros cúbicos de água e, com essas chuvas, está com 6.404.062 de metros cúbicos.

Em Catingueira, também no Sertão paraibano, choveu 202,4 milímetros o que elevou o nível de água do açude Cachoeira dos Cegos. As fortes chuvas fizeram a água passar pelo rio Barrento e escoar para o açude. O açude está com 20,7% da capacidade total. O manancial leva água para Catingueira, que está sendo abastecidas por carros-pipa nos últimos meses. O açude Cachoeira dos Cegos tem capacidade para armazenar 71.887.047 metros cúbicos de água, mas está com 14.896.054 metros cúbicos.

Ainda de acordo com os dados da Aesa, entre as 7h desta segunda-feira (20) e as 7h desta terça-feira, a Paraíba teve registro de chuvas em 51 dos 223 municípios do estado. A cidade que teve o maior registro de chuvas foi Bonito de Santa Fé, com 62,5 milímetros de chuvas em apenas 24 horas.

A cidade que teve o segundo maior registro de chuvas entre a segunda-feira e terça-feira foi Desterro, no Sertão paraibano, com 57,4 milímetros, seguida de Santana dos Garrotes com 51,5 milímetros e Diamante 48 milímetros, também no Sertão do Estado. A previsão é de mais chuvas para algumas regiões do Estado nas próximas horas.







Fonte - Severino Lopes/PB Agora


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...