terça-feira, 28 de março de 2017

Catingueira reduz em mais de 90% casos notificados de Dengue, Zika e Chicungunya.

Redução é dos três primeiros meses de 2017, em comparação ao mesmo período de 2016.

A redução dos casos de Dengue, Zika e Chicungunya em Catingueira, em média, já chega a mais de 90%, conforme dados do Dengue Online e SINAN net, afirma a Coordenadora de Epidemiologia Flávia Angelim.

Até essa data, foi registrado apenas um caso suspeito de dengue contra 16 no mesmo período no ano passado. A mesma redução é percebida nos casos de zika vírus e chicungunya ambas transmitidas pelo mesmo vetor da dengue o mosquito aedes aegypti.

Segundo o secretário de saúde Ruclenato Gomes, "o enfrentamento ao mosquito é realizado de forma permanente. Entre as estratégias utilizadas para combater a proliferação do vetor (aedes aegypti) está a atuação dos agentes de endemias que já concluíram o primeiro ciclo de 2017 que correspondem aos meses de janeiro e fevereiro e já iniciam o segundo ciclo, visitando 100% dos imóveis".

O secretário ainda disse informou que "também estão sendo feito o peixamento em tanques e caixas D’água com PIABAS na zona urbana, ações de cunho educativas realizadas pelas equipes do NASF, PSF, ACS, ACE para conscientizar a população quanto às medidas preventivas, adesão a semana saúde na escola com o tema comunidade escolar mobilizada contra o aedes aegypti de forma integrada com a secretaria da educação, parceria com outras secretarias com infraestrutura e ação social, comunicação entre outras"

“Mesmo assim, é preciso que a população some esforços contra o mosquito. Pratos de plantas e outros recipientes que possam acumular água devem ser evitados, outros como tonéis e caixas D’água devem se mantidos cuidadosamente fechados, o lixo deve ser descartado corretamente. São medidas simples que precisam ser adotadas por todos. A luta contra o aedes aegipty deve continuar quer seja pelos métodos tradicionais de educação, de melhorias no saneamento, condições adequadas de habitação etc”, afirmou Ruclenato Gomes




Fonte ascom


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...