quarta-feira, 8 de março de 2017

Vaticano divulga nome do novo Arcebispo da Paraíba; posse será no dia 20 de maio

O papa Francisco escolheu o bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson, para ser o novo arcebispo da Paraíba, em substituição a Dom Aldo Pagotto.

A posse está marcada para o próximo dia 20 de maio. O Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, foi comunicado pelo Núncio Apostólico sobre a decisão do papa no último dia 20 de fevereiro.

Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz nasceu no município de Biritinga, na Bahia. Entrou no Seminário Menor dos Capuchinhos em Feira de Santana, em 1967, onde também fez o Postulantado.

Fez o ano canônico do Noviciado na cidade de Vitória da Conquista (BA), em 1974. Emitiu a primeira profissão religiosa aos 15 de janeiro de 1975 e a Profissão Perpétua aos 17 de janeiro de 1978.

Cursou Filosofia e Teologia em Nova Veneza (SP), Instituto de Filosofia e Teologia da Província dos Capuchinhos de São Paulo, completando os seus estudos teológicos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA).

Foi ordenado sacerdote a 5 de julho de 1980 em Feira de Santana (BA). Obteve a licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Salvador (BA), em 1987, e o Mestrado em Ciência da Comunicação Social, em Roma, na Pontifícia Universidade Salesiana (1995-1998).

Veja o comunicado:

O Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, tem um importante comunicado a fazer nesta quarta-feira, dia 8 de março de 2017:

“Comunico aos presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e aos fiéis católicos da Arquidiocese da Paraíba e das Dioceses da Província Eclesiástica da Paraíba, às autoridades constituídas, aos paraibanos e paraibanas, que recebi esta alegre notícia do Sr. Núncio Apostólico, Dom Giovanni d’Aniello, no dia 20 de fevereiro: ‘Tenho a satisfação de lhe comunicar oficialmente que o Santo Padre Francisco nomeou Arcebispo dessa vacante Arquidiocese da Paraíba o Excelentíssimo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap., transferindo-o da sede episcopal de Campina Grande, Estado da Paraíba’.

Comunico, ainda, que a posse canônica de Dom Manoel Delson, como 7º Arcebispo Metropolitano, está marcada para o dia 20 de maio próximo, quando se tornará plena a alegria dessa ‘porção do Povo de Deus’ – a Arquidiocese da Paraíba”


Fonte MaisPB



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...