Secretário de Saúde de Catingueira é sabatinado por vereadores. OUÇA! - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Secretário de Saúde de Catingueira é sabatinado por vereadores. OUÇA!

O secretário municipal de saúde de Catingueira, Ruclenato Gomes, participou na última terça-feira, dia 11 de abril, de uma reunião na Câmara Municipal para falar sobre assuntos relacionados a saúde do município e responder as dúvidas dos vereadores sobre sua pasta.

A sabatina aconteceu a pedido do próprio secretário que, de livre e espontânea vontade, procurou a Câmara com o intuito de que fosse realizada uma reunião para ele pudesse esclarecer todos os questionamentos dos membros do legislativo catingueirense.

Na sabatina que durou mais de uma hora, estiveram presentes os vereadores Sueldo Campos, Aelson Soares, Elieson Pereira, Sebastião Morais, Martin Leite e Silvan Gomes, além do prefeito Odir Borges e o vice-prefeito Geraldo Demézio.

O secretário falou sobre vários assuntos, dentre eles, a redução em 90% dos casos notificados de Dengue, Zika e Chicungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Eegypti; A implantação a insalubridade aos agentes comunitários de saúde, os quais também já vêm recebendo seus vencimentos de acordo com o piso nacional; A compra do fardamento e todo material de trabalho aos agentes comunitários de saúde, dentre outros.

Ruclenato também informou que já foi orientado pelo prefeito Odir Borges a depositar uma parte do recurso do PMAQ em uma conta especifica para os profissionais de saúde e que a outra parte fosse usava para a melhoria das ações de saúde na atenção básica. “O PMAQ será pago uma vez por ano e todos os profissionais de saúde, da atenção básica, já poderão contar com este recurso no fim do ano” disse.

O secretario falou que hoje o município conta com duas equipes de saúde bucal, que em breve será formada uma equipe de saúde na zona rural com atendimentos de segunda a sexta-feira. Disse também que Catingueira ganhará em breve um laboratório de análises clínicas para que as pessoas não precisem se deslocar até a cidade de Patos para a realização de exames e que o prefeito Odir está lutando para tentar trazer o mais rápido possível uma ambulância para o município e que Catingueira deverá ganhar ainda neste semestre um laboratório de próteses dentárias.

Sobre a farmácia básica, o secretario garantiu que a mesma se encontra abastecida com todos os medicamentos essenciais, como determina o ministério da saúde e que a medicação classificada como de doação está em fase de licitação e que até o final de abril a parte burocrática será concluída para que os mesmos possam ser distribuídos as pessoas mais carentes do município

Ruclenato foi bastante elogiado pela ação de ir a Câmara e dialogar com os vereadores. O prefeito também usou da palavra e parabenizou o secretário.

Ouça abaixo todo o áudio da sessão




Fonte ASCOM


Tecnologia do Blogger.