Barragem Coremas-Mãe D’água será restaurada - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Barragem Coremas-Mãe D’água será restaurada

O Coordenador do Departamento de Obras contra a Seca na Paraíba (DNOCS-PB), engenheiro Alberto Gomes, juntamente com o senador José Maranhão (PMDB), anunciaram após mais uma audiência no Ministério da Integração, que já na próxima semana, inicia um programa de recuperação de barragens no Estado da Paraíba. Pelo menos quatro equipamentos serão recuperados e modernizados para receberem as águas da Transposição do Rio São Francisco do Eixo Norte. A primeira a receber intervenção será a de Coremas/Mãe D’água.

De acordo com Alberto Gomes do DNOCS-PB, só nas barragens de Coremas e Camalaú serão investidos cerca de R$ 27 milhões. Na próxima semana já será dada a ordem de serviço para Coremas/Mãe D’água e em 60 dias para a de Camalaú. Ele agradeceu ao empenho do senador José Maranhão e de toda bancada paraibana para a liberação dos recursos.

“Nos reunimos várias vezes com o ministro Helder Barbalho, apresentando projetos, solicitando e as vezes até cobrando a liberação dos recursos e após mais um encontro na semana passada, recebemos com imensa felicidade a notícia da liberação dos recursos. Isso é fruto do trabalho em parceria com a bancada paraibana, tanto na Câmara, quanto no Senado”, destacou Alberto.

As barragens já existentes irão receber a água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que deverá estar concluído até dezembro de 2017, para ampliar o abastecimento da população que sofre com o longo período de seca e estiagem. O prazo para execução da modernização e recuperação das barragens é de 16 meses.

As obras irão beneficiar 70 mil paraibanos nos municípios de Aguiar, Catingueira, Coremas, Emas, Igaracy, Nova Olinda, Olho d’Água, Piancó e Santana dos Garrotes.

O senador José Maranhão destacou a prioridade que o governo do presidente Michel Temer tem dado as obras de combate aos efeitos da Seca no Nordeste e principalmente no caso da Paraíba.






Fonte
Mais PB



Tecnologia do Blogger.