Governo Federal decreta situação de emergência em 196 cidades paraibanas - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Governo Federal decreta situação de emergência em 196 cidades paraibanas

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (05) pela Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em 196 municípios paraibanos devido à estiagem.

Confira as cidades incluídas no decreto.

De acordo com a publicação, a portaria entra em vigor a partir do dia de sua publicação. As cidades em estado de emergência estão localizadas em várias regiões do Estado, como o Sertão, Agreste e até do Litoral. Cidades importantes como Campina Grande, Mamanguape, Guarabira, Patos, São Bento, Pombal e Cajazeiras estão na lista.

O decreto é válido por 180 dias. Com a publicação do decreto, as prefeituras podem solicitar o apoio do Governo Federal para implementação de ações de socorro, assistência e combate à seca. O auxílio federal é prestado através do fornecimento de água tratada aos municípios, pela Operação Carro-Pipa. A renegociação de dívidas do setor agropecuário e auxílio para retomada da atividade econômica nas regiões afetadas também são previstas nas situações de emergência.

O período de estiagem e seca na região, principalmente no interior da Paraíba, já dura mais de cinco anos. Apesar da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco ao Cariri do Estado, muitas cidades ainda enfrentam racionamento e têm pouca quantidade de água à disposição.






Fonte clickpb


Tecnologia do Blogger.