Prefeitura de Catingueira realiza 2ª audiência para discutir “Orçamento Participativo” - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Prefeitura de Catingueira realiza 2ª audiência para discutir “Orçamento Participativo”

A Prefeitura de Catingueira realizou na última sexta-feira, dia 19 de maio, a segunda audiência pública de discussão do orçamento participativo do município.

A primeira audiência já tinha acontecido no último dia 04 e maio e foi considerada pela organização um sucesso. No encontro desta sexta-feira, realizado no prédio da Câmara Municipal, diversas autoridades participaram, além de populares.

A reunião, mais uma vez, pôde ouvir as sugestões da população para a elaboração do PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e LOA (Lei Orçamentária Anual).

O Orçamento Participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

A ideia é levantar os anseios dos munícipes de forma coletiva para o período total da administração, ou seja, os quatro anos. Complementando, a cada ano será realizada uma rodada de reuniões que trará o panorama das prioridades e levantará novas idéias.

Da mesma forma que a primeira audiência, a população mais uma vez participou apresentando suas propostas sobre o que de fato o município necessita de urgência para os próximos anos.

No final da audiência, o prefeito Dr. Odir Borges, fez uma breve avaliação das prioridades apresentadas e disse que Catingueira possui uma grande demanda reprimida e assim fica muito difícil de saber por onde começar. “Independente da lei de diretrizes orçamentária e a lei orçamentária anual, algumas coisas serão feitas ainda este ano. Enviamos vários projetos à Brasília e alguns já estão bastante avançados, como a construção de uma quadra poliesportiva e a reconstrução do estádio de futebol” ressaltou o prefeito

Dr. Odir também informou que já se encontra bastante adiantado a instalação do laboratório para realização de exames essenciais na própria cidade. Disse que em breve estará abrindo a licitação para a instalação de internet grátis nas principais ruas da cidade e que a prefeitura dará total apoio aos eventos religiosos e culturais, como a realização de quadrilhas juninas.

“Esta segunda audiência foi muito produtiva. Aceitamos todas as sugestões e iremos colocar na Lei de Diretrizes Orçamentária as prioridades da população para tentar cumprir no próximo ano. Uma coisa eu garanto, muitos dos pedidos aqui apresentados, serão realizados ainda este ano” disse o prefeito, que concluiu dizendo: “Ainda este ano, garanto que a prefeitura comprará, com recursos próprios, uma ambulância que tanto é solicitada pela população”

Veja abaixo as prioridades apresentadas pela população:

Entre as prioridades principais apresentadas pela população estão: Reforma das escolas municipais; Programa de geração e capacitação de empregos; Obras de urbanização; Projetos voltados ao homem do campo (corte de terra, distribuição de sementes, tanque de resfriamento de leite); Instalação de internet em praças públicas; Construção de um auditório para realização de palestras e reuniões; Construção de sedes para programas sociais e compra de equipamentos; Programas voltados as crianças; Dar condições para criação de cooperativas e associações; Construção de calcamentos em ruas; Criação de incentivos a cultura, voltados aos jovens; Construção de um centro de esportes; Construção de um centro de velórios; Construção de uma creche; Aquisição de uma ambulância; Casa de acolhimento em João Pessoa; Formalização de parcerias com entidades privadas; Construção de um posto de saúde na zona rural, dentre outras.

Fonte Ascom


Tecnologia do Blogger.