Açude de Coremas volta a receber águas do Rio Piancó - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Açude de Coremas volta a receber águas do Rio Piancó

O secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos da cidade de Coremas José Albertino de Andrade Silva informou que nos últimos dois dias o açude Estevam Marinho (Açude de Coremas) pegou 65 centímetros dágua: 17 centímetros da quinta para a sexta e 48 centímetros da sexta para o sábado.

A notícia á animadora, uma vez que o maior açude da Paraíba já havia parado de pegar água e, dada a abertura do bypass, seu volume estava diminuindo. O bypass foi aberto no dia 19 de abril numa vazão de 500 litros por segundo, depois ampliado para 2.000 litros por segundo e agora a vazão é de 1.700 litros por segundo.

Com as chuvas recentes (chuvas de fim de inverno) o manancial voltou a pegar recarga e a água que entrou no açude nesses últimos dois dias é mais do que toda a água que saiu desde que o bypass foi aberto numa vazão hoje de 1.700 litros dágua por segundo. A lâmina dágua havia baixado 33 centímetros e agora aumentou 65 centímetros, ou seja, recuperou os 33 centímetros e ainda acrescentou mais 32 centímetros. “Como continua entrando muita água no açude, a perspectiva é que no fim do dia de hoje toda a recarga dos últimos dois dias supere um metro dágua”, disse o secretário José Albertino.

Segundo a tabela da Agência Nacional das Águas e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas toda a recarga que o açude pegou em 2017 é 7, 61 metros. No total o açude tem 54.611.418 milhões de m³ dágua.

Tentamos nos informar no site da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba o que isso significa em termos de porcentagem, mas o site, desde ontem, continua sem abrir as informações referentes ao volume dos açudes.



Fonte Folha Patoense


Tecnologia do Blogger.