Olho D’água entra em clima de São João. [FOTOS] - Catingueira Online - Sua fonte diária de notícias

Olho D’água entra em clima de São João. [FOTOS]

A prefeitura de Olho D’água, através da secretaria municipal de educação, deu início deste na última semana as festividades alusivas ao mês de junho com o objetivo de comemorar o período junino. A cidade é conhecida por realizar uma das maiores festa de São João do Vale do Piancó.

Diversos eventos foram promovidos nas escolas da rede municipal de ensino sobre o tema junino. A secretaria de educação teve a parceria da secretaria de cultura para que pudesse realizar um lindo trabalho.

O evento envolveu escolas municipais em um clima festivo de muita alegria para também trabalhar o Projeto “Memórias da Terra”, por meio de diversas tarefas distribuídas entre alunos, professores e toda a comunidade escolar, bem como, a adesão de voluntários da comunidade geral que, imbuídos nesse objetivo, fizeram o encerramento das aulas do segundo bimestre e levarão ainda esse trabalho para o "Museu Memórias da Nossa Terra".

As instituições de ensino espalhadas pelo município passaram a explorar os diversos meios de desenvolver a cultura e em conjunto trabalhou o que representa a tradição junina, como a música, a dança e as comidas típicas.

As escolas exaltaram a cultura e celebraram o conhecimento dos festejos em união. Foi o que aconteceu, por exemplo, na Antonio Fausto de Almeida, onde se reuniram grande parte dos familiares do patrono, coincidentemente, no dia do seu aniversário de nascimento. O mesmo aconteceu na escola Júlio Minervino, na Raquel Minervino, na Necy Carvalho, na Creche e outras espalhadas pelo município.

As comemorações continuaram durante toda a semana. Foram realizados eventos nas instituições de ensino do município, como foi o caso da creche Neci Minervino de Carvalho que acolheu crianças, pais e educadores em grande evento que contou danças, apresentações de quadrilhas e danças de saia e comidas típicas.

Na última sexta-feira (16) também foi realizada uma comemoração no centro administrativo local onde foi oferecido um café da manhã com comidas típicas aos funcionários. O evento contou com a presença do prefeito Genoilton Carvalho, secretários, vereadores e lideranças políticas locais.

A secretária de educação Tarciana Carvalho classificou as comemorações como “muito satisfatório”. “Realizamos esse ano o “ARRASTA PÉ DA EDUCAÇÃO” a partir de um trabalho de equipe, de reconhecimento, valorizando através do projeto “RESGATANDO MEMÓRIAS” (Autora: RITA BEZERRA) os patronos de todas as escolas municipais, com a presença de familiares, exposição de documentários, objetos pertencentes aos familiares, haja vista, dando continuidade as tradições de danças, comidas típicas e forró arrasta pé, animado pelo artista da terra (Valdir assim conhecido)” disse.

Tarciana lembrou o empenho, dedicação, e coragem de todos os profissionais da educação que conseguiram garantir aos alunos e a sociedade de Olho D”água o conhecimento de valores culturais da terra. “Não ‘existe EDUCAÇÃO sem cultura e nem Cultura sem educação’, ou seja, para educação avançar é preciso proporcionar aos nossos alunos vivências de atividades culturais no espaço escolar, nas quais sejam co-autores do processo e não meros participantes, pois acreditamos que a partir dessas ações,” geramos conhecimentos, mantemos vivo o amor pelo saber, despertamos os corações e pomos em marcha a sua razão e sua liberdade de aprender”. Ressaltou.

A secretaria concluiu a agradecendo a todos pelo apoio. “Gostaria de agradecer ao apoio do prefeito Dr. Genoilton Carvalho, a secretarias envolvidas, a comunidade escolar (secretário executivo José Leite, gestores das escolas, pais de alunos, professores, a equipe do NASF, a equipe de supervisores e demais funcionários de apoio) que em um clima de união, respeito e aprendizado conseguiram realizar este brilhante trabalho. Espero que possamos continuar no próximo semestre semeando novos projetos enquanto processo de socialização do indivíduo, ou /e para o crescimento da pratica educativa no ambiente escolar”


CLICK AQUI E VEJA MAIS FOTOS


Fonte INFORMAÇÕES DAS SECRETÁRIAS DE EDUCAÇÃO E DE CULTURA


Tecnologia do Blogger.